A comunicação empresarial é extremamente importante para o bom funcionamento de toda empresa. Afinal, todos querem construir uma imagem sólida e garantir que suas marcas estejam protegidas.
O conceito está relacionado a um conjunto de maneiras e ferramentas utilizadas para que a empresa possa dialogar com seu público interno e externo. A equipe de comunicação é responsável por planejar e aprimorar a gestão da comunicação empresarial, fortalecendo a identidade da marca e sua imagem/reputação.
Com esse trabalho, você garante que os colaboradores atuem de maneira alinhada aos objetivos estratégicos, além de fazer com que eles se sintam pertencentes a ela. Isso traz inúmeros benefícios, como o aumento de desempenho e produtividade, inovação constante – e ainda conquista defensores da sua marca.
Por isso é preciso estruturar os processos de comunicação de maneira estratégica – assim você assegurará o alinhamento do discurso interno e externo, impactando positivamente os resultados e a eficiência diante da concorrência.
Com a chegada das estratégias digitais, a comunicação mudou bastante. Por isso, há uma necessidade de adaptar a forma de se comunicar e analisar os canais de divulgação utilizados. Entender o que é comunicação empresarial é essencial para os seus negócios.
Por isso criamos este conteúdo como um guia para você. Veja como essa prática é aplicada no mercado e aprenda a construir estratégias eficientes na sua empresa.
Vamos lá?
Boa leitura!
O que é comunicação empresarial?
A comunicação empresarial, também chamada de comunicação corporativa, é todo o processo que uma empresa faz para se comunicar com o público (interno e externo) e manter sua marca relevante.
Ela pode ser utilizada para transmitir informações, melhorar a imagem organizacional, aumentar o engajamento do público e alcançar resultados ainda melhores. Além disso, uma boa comunicação corporativa é capaz de aumentar a confiabilidade do seu negócio tanto com colaboradores quanto com os clientes.
Isso significa que essa prática tem potencial para ser uma grande vantagem competitiva no mercado, mas pode também ser um problema, se não ocorrer ou não for bem trabalhada.
No processo da comunicação empresarial é feito um gerenciamento e uma integração de todas as mensagens, comunicações e informações que circulam dentro e fora da sua empresa.
O gestor também é fundamental nesse processo, visto que uma boa liderança motiva a sua equipe e auxilia na comunicação interna corporativa. Os colaboradores são os ativos humanos mais importantes para as empresas. São eles que desenvolvem novas ideias e formas de realizar os serviços prestados.
Os benefícios da comunicação empresarial
A estratégia de comunicação empresarial traz muitos benefícios. Além de manter uma imagem positiva da empresa, ela também atua no engajamento de seus colaboradores.
Confira quais as principais vantagens dessa prática e como ela pode impactar no seu negócio:
Atração e fidelização de clientes
A reputação da sua empresa é fundamental para conquistar a confiança de novos clientes, colaboradores e até fornecedores. Construindo uma boa imagem, você garante mais oportunidades de negócios, ganhando destaque no mercado em que está inserido.
É importante ter uma comunicação bem alinhada para aproximar pessoas e transformá-las em consumidores. Além disso, as estratégias de marketing de conteúdo também contribuem para o fortalecimento da marca e para criar uma identificação entre ela e os consumidores.
Fortalecimento da marca
Com a comunicação adequada, a empresa cria personalidade e voz, ganhando credibilidade e relevância. O branding é uma das estratégias da comunicação corporativa que ajuda a fortalecer sua marca e a criar uma identidade sólida.
É possível criar um tom de voz para a empresa, estabelecer canais de comunicação adequados conforme a persona definida e desenvolver um conteúdo relevante para crescer e se tornar referência no mercado em que atua.
Melhor clima organizacional
A comunicação empresarial melhora o clima da empresa. Afinal, em um ambiente de transparência e de comunicação aberta, os colaboradores se sentem mais motivados, o sentimento de pertencimento é maior, o que leva à diminuição dos ruídos e falatórios dentro da equipe.
Ter uma equipe equilibrada emocionalmente e tecnicamente preparada, significa que pode contar com o empenho de todos para alcançar os objetivos do negócio. A união para “chegar lá” se fortalece e torna o ambiente de trabalho mais agradável. Isso impacta diretamente a produtividade, a qualidade e os resultados gerais da empresa.
Segundo a pesquisa “Communication barriers in the modern workplace”, realizada pela revista The Economist, 44% dos entrevistados relatam que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos. Problemas de comunicação também contribuíram para o estresse (52%) e desânimo (31%) dos colaboradores.
As barreiras da comunicação empresarial
Desenvolver um bom trabalho de comunicação corporativa nem sempre é uma tarefa fácil. Existem algumas barreiras que podem acabar prejudicando o funcionamento desse processo.
É importante se atentar para os desafios e estar preparado para lidar com eles. Diante disso, conheça quais são as principais barreiras da comunicação empresarial e aprenda a evitá-las.
Barreiras semânticas
As barreiras semânticas acontecem quando a empresa tenta se comunicar utilizando uma linguagem que não é a praticada pelo seu público. Por exemplo, utilizar uma linguagem mais descontraída, mas o seu público é sério e utiliza uma linguagem formal.
Essa barreira é prejudicial para o negócio, já que você intensificará esforços para passar uma mensagem que não será compreendida pelo público-alvo. Para evitar que isso aconteça, é importante que todos da equipe conheçam bem o público e adaptem a mensagem para a forma adequada.
Barreiras psicológicas e pessoais
As barreiras psicológicas e pessoais acontecem por causa de fatores pertencentes às pessoas e aos seus sentimentos. Um exemplo é alguém com um problema pessoal – ou de mau humor – que perde a paciência no trabalho.
Essas barreiras são as mais desafiadoras, já que dependem apenas da própria pessoa para existir ou não. Porém, o papel do gestor é ainda mais importante nesse processo. Ter uma comunicação horizontal e aberta para ouvir opiniões e sugestões dos colaboradores é fundamental.
É preciso promover conversas motivadoras e incentivos certos para manter um ambiente agradável. Procure entender realmente o que está acontecendo e ajude a solucionar os problemas.
Promova atividades de integração entre os times também, para que eles tenham um pouco de conhecimento sobre o trabalho um do outro e vejam que todos são importantes e que devem trabalhar em união.
Barreiras físicas e geográficas
As barreiras físicas e geográficas estão relacionadas com a distância, interrupções, ruídos e dificuldade de deslocamento. São mais comuns em empresas com sede e/ou atividades em mais de um local, e podem acontecer também nos serviços em que o colaborador precisa viajar com frequência.
O desafio é estabelecer uma comunicação eficaz para todos os receptores, evitando qualquer tipo de ruído. A grande aliada para eliminar essa barreira é a tecnologia, que está sempre avançando e com novas ferramentas disponíveis.
Tire o máximo proveito das plataformas tecnológicas e procure sempre desenvolver uma comunicação corporativa mais próxima, completa e assertiva.
Pilares da comunicação empresarial
Todas as etapas para a construção das estratégias de comunicação são importantes. Juntas, elas formam a estrutura básica para uma comunicação empresarial completa e de qualidade.
Há três pilares que são essenciais para desenvolver as atividades de comunicação na sua empresa. Entenda o que cada um deles propõe e como funcionam:
Gerenciamento de comunicação
O gerenciamento de comunicação é realizado por especialistas para garantir que a missão, a visão e os valores sejam transmitidos para o público externo. É uma atuação estratégica entre a comunicação interna e externa, que trabalha para construir e manter a imagem da empresa no mercado.
Comunicação de marketing
Esse pilar é responsável pelas estratégias de marketing da empresa. Sendo assim, é indispensável que sua equipe elabore a persona, estude e analise a audiência da empresa antes de iniciar as ações.
É aqui que você garante o alcance das pessoas e a construção de uma imagem ativa. Por isso a necessidade de entender bem sobre o seu público. Assim, sua marca segue relevante e capaz de se manter forte no mercado.
Comunicação organizacional
Essa é a parte em que os profissionais de Relações Públicas são responsáveis. Afinal, a comunicação organizacional está relacionada com o desenvolvimento da imagem e do posicionamento da empresa diante de investidores, stakeholders e colaboradores.
Qual a diferença entre comunicação empresarial e comunicação organizacional?
É comum que as pessoas tratem as duas como sinônimos, mas elas são diferentes. A comunicação empresarial é própria para as empresas que visam lucro. Já a comunicação organizacional pode incluir empresas sem fins lucrativos, como ONGs e associações.
Ambos os conceitos englobam todo o processo comunicacional entre a empresa e o público, seja interno ou externo. A grande diferença está nas práticas e nos objetivos, visto que o público das empresas é considerado como consumidor.
A comunicação organizacional é mais ampla, relacionando a capacidade de beneficiar não só a empresa, mas também pessoas e instituições externas a ela. Isso exige posturas diferentes, estratégias específicas e uma série de outras particularidades.
Como melhorar essa comunicação?
A comunicação está em constante mudança, então é preciso ter em mente que é necessário aprimorar suas estratégias sempre. É preciso escolher o canal adequado para atingir o seu público-alvo e ter agilidade para fazer a ideia do planejamento chegar até ele. Existem diversas formas de melhorar a comunicação empresarial. Algumas delas são:
- Conhecer o público-alvo a fundo, para saber como se comunicar com ele;
- Revisar os processos de comunicação interna frequentemente, para detectar qualquer problema;
- Trabalhar em comunicação com stakeholders;
- Investir em marketing de conteúdo;
- Revisar os valores transmitidos pela comunicação;
- Sempre que boatos surgirem, procurar esclarecê-los diante de seu time;
- Interagir com o consumidor e dar voz a ele;
- Monitorar os resultados da comunicação.
A criação de conteúdo também é uma estratégia muito eficiente, portanto invista em blog, newsletters e outros materiais ricos.
O que é Comunicação Empresarial Integrada?
A comunicação empresarial integrada incentiva o entendimento dos processos de trabalho entre as diversas áreas da empresa. Assim, o trabalho fluirá melhor, e os resultados serão mais eficazes.
O marketing digital permitiu que empresas de diversos segmentos pudessem aumentar seu público-alvo. Porém, isso não significa estar em todos os meios de comunicação – sem uma estratégia adequada. É preciso ter um planejamento para integrar os canais de contato.
Com a comunicação empresarial integrada é feito o planejamento e a análise das melhores práticas para integrar os canais de comunicação. E lembre-se de que a identidade da marca deve ser mantida, porém adaptada para oferecer ao público uma experiência agradável em qualquer canal.
Conclusão
Investir em comunicação empresarial fortalece sua marca, fideliza os clientes, cria um clima organizacional agradável e evita crises e prejuízos financeiros. E claramente isso influencia vários aspectos e fatores estratégicos do seu negócio.
Esperamos que você tenha compreendido a importância desse trabalho e assimilado que aplicar boas práticas é fundamental para alcançar os melhores resultados e ter sucesso no longo prazo.
Gostou de se informar sobre esse assunto? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre qual a melhor maneira de se comunicar com o seu público.
Até a próxima.