A comunicação corporativa é um conjunto de estratégias e ações que ajudam você a manter a reputação da empresa e a alcançar os seus objetivos. Uma boa comunicação também melhora a convivência e evita erros.
É preciso garantir que todas as mensagens internas e externas estejam conectadas e que as comunicações sejam eficientes. Dessa forma, a tendência é que todos sintam confiança na sua marca.
Com um bom trabalho de comunicação é possível transmitir suas posturas, decisões e práticas de forma mais eficiente e clara, assegurando o posicionamento que você deseja.
A comunicação corporativa desempenha um papel estratégico de quem deseja se manter no mercado. Porém, tudo muda constantemente – e precisamos estar prontos para acompanhar as mudanças.
Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e tire as suas dúvidas.
O que é comunicação corporativa e qual o seu objetivo?
A comunicação corporativa é muito mais do que a maneira como a empresa se expressa. É uma prática que potencializa a eficiência do trabalho de todos os colaboradores, assegurando melhores resultados.
O processo envolve o planejamento e a administração das estratégias de comunicação, seja interna ou externamente – isto é, por onde será feita, para quem será direcionada e qual mensagem será transmitida.
O trabalho da comunicação corporativa é zelar pela imagem da empresa representando sua voz e evitando que as palavras saiam do contexto e causem problemas. Isso tem que ser feito de maneira alinhada e cuidadosa.
A comunicação deve ser desenvolvida tanto para dentro quanto para fora da empresa. Ou seja, ela envolve todas as mensagens que a empresa emite, com o objetivo de realizar uma comunicação que passa credibilidade e confiança.
Para isso, os profissionais da sua equipe devem identificar o perfil do seu público-alvo e adaptar a linguagem e o formato, fazendo com que a mensagem seja compreendida da melhor maneira por todos. Uma estratégia eficiente trará resultados positivos e estreitará os laços com o seu público.
O objetivo é, justamente, manter e melhorar a imagem e a reputação da empresa. E esse é um trabalho necessário, importante e que apresenta desafios, exigindo, do gestor da área, uma postura firme e ao mesmo tempo flexível.
Quais são as vantagens dessa comunicação?
Além de melhorar a comunicação com o seu público-alvo e os colaboradores, a comunicação empresarial é fundamental para que os processos sejam conduzidos de maneira adequada.
Confira outras vantagens que essa prática pode proporcionar:
Melhora o clima da organização
As estratégias de alinhamento de valores e objetivos favorecem a produtividade e a criação de um bom ambiente de trabalho. Com uma comunicação clara, os colaboradores se sentem mais envolvidos e motivados para realizar suas tarefas e trabalhar em equipe.
A transparência com os colaboradores faz com que eles se sintam mais valorizados e conheçam os princípios e a cultura da organização. Isso tudo contribui para que essa cultura seja mais forte e para a melhora do clima organizacional.
Fortalece a marca
Com o mercado competitivo, atrair a atenção do seu público está cada vez mais difícil. Por isso, é preciso garantir a construção de uma imagem positiva da sua marca. Um bom trabalho de comunicação corporativa faz com que sua empresa esteja presente nos principais canais de comunicação, destaque-se e se posicione bem perante a concorrência.
Evita ruídos de comunicação
Trabalhar a comunicação interna evita a famosa “rádio peão” e especulações sobre as questões empresariais. As decisões e os objetivos estratégicos da empresa devem ser apresentados de forma clara e rápida, mantendo os empregados informados sobre o que está acontecendo.
Isso conta tanto para a comunicação interna quanto para a externa. É importante fornecer aos clientes um canal de comunicação mais direto e seguro. Muitas vezes, a agilidade de uma resposta faz toda a diferença na relação marca-consumidor.
Diferencial competitivo
Quando as mensagens são transmitidas com eficiência, a sua marca é vista de forma diferente no mercado. Por isso, sua empresa se destaca e proporciona um diferencial competitivo – sempre à frente da concorrência.
Como aplicar a comunicação corporativa?
Você pode optar por ter, internamente, uma área específica para esse tipo de trabalho e/ou contratar uma empresa especializada, que pode auxiliar ou fazer o serviço de comunicação externa. Aplicar a comunicação corporativa envolve:
- Gerenciamento de reputação;
- Divulgação corporativa;
- Contato com a mídia;
- Marketing;
- Comunicação interna;
- Responsabilidade social;
- Gerenciamento de crise;
- Comunicação institucional;
- Relações com comunidades e consumidores;
- Publicidade institucional.
Por isso, o primeiro passo é contratar bons profissionais. São eles que vão auxiliá-lo para realizar um trabalho eficiente. Depois, a sua equipe desenvolverá a definição das personas, que são perfis semificcionais do seu cliente ideal.
Baseie suas ações nesses perfis e, assim, defina quais são os canais de comunicação mais indicados para entrar em contato com eles. Lembre-se de definir o “tom de voz” da sua marca com a postura apropriada para cada canal – e que condiz com os seus valores e seu posicionamento.
Planeje suas ações com objetivos claros. Afinal, a comunicação corporativa deve estar alinhada com as expectativas dos stakeholders e integrada às metas de vendas da empresa.
Por fim, monitore os resultados. Dessa maneira, você garante que suas estratégias sejam mais eficientes, e você sempre estará à frente de possíveis erros.
Quais são os tipos de comunicação empresarial?
Existem dois tipos de comunicação empresarial: interna e externa.
Internamente, o objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, assim como auxiliar no aumento da produtividade dos colaboradores.
A parte externa inclui os processos de comunicação com os potenciais clientes. Ela é responsável pela construção da imagem e da identidade da marca.
Saiba mais sobre as características de cada tipo:
Comunicação corporativa interna
A comunicação corporativa interna é realizada com os colaboradores e tem a função de circular as mensagens dentro da própria empresa. É fundamental para garantir que os procedimentos sejam realizados com mais eficiência.
De acordo com a pesquisa da Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial, aproximadamente 80% dos funcionários das empresas brasileiras estudadas se sentem mal informados sobre as ações da empresa. Porém, 60% desses mesmos funcionários se diziam insatisfeitos com a remuneração recebida. Ou seja, há mais insatisfação com a comunicação do que com o salário.
Uma comunicação clara e objetiva melhora a convivência e evita erros. O colaborador informado é mais empenhado, capaz de propor soluções, compreender contextos e interagir melhor com a equipe.
A cultura organizacional impacta o clima, a produtividade e a energia das pessoas. Com boas estratégias de comunicação empresarial, os conflitos organizacionais também são minimizados, pois a informação é transmitida de forma mais eficaz.
Comunicação corporativa externa
Já a comunicação corporativa externa é a interação com o público e os clientes. Por isso, é importante definir bem o canal de comunicação para atingir seu público-alvo – além de analisar qual linguagem deve ser utilizada.
É uma ótima maneira de promover uma boa imagem da organização e garantir a satisfação dos clientes. Esse canal deve ser um meio direto para tirar dúvidas, receber sugestões e conversar sobre processos que precisam ser melhorados.
Assim, você não perde a confiança e fidelidade do consumidor. Esse trabalho de comunicação externa é a melhor estratégia para receber feedbacks e aprimorar seu negócio de forma assertiva.
Tendências de comunicação corporativa
A maneira como nos comunicamos uns com os outros muda constantemente; o mesmo acontece na comunicação corporativa. É necessário acompanhar as tendências e atualizar as práticas para manter o sucesso da comunicação e alcançar melhores resultados.
Conheça algumas tendências de comunicação:
Comunicação humanizada
Como já citamos, é importante ouvir o que o seu público tem a dizer. Por isso, procure responder às mensagens como se estivesse conversando pessoalmente com cada um. Nós sabemos que existem casos que precisam de mensagens com textos-padrão, mas essa deve ser a exceção.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Retail Dive, 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado é importante para eles, seja por e-mail, chat ou mídias sociais.
Os consumidores buscam por marcas que estão realmente dispostas a resolver seu problema. Eles desejam ser bem atendidos, respeitados e valorizados. Um atendimento humanizado conquista a confiança do público e causa um grande impacto na reputação de uma empresa.
Humanizar o contato é a melhor forma de fortalecer o relacionamento. De acordo com a mesma pesquisa citada acima, 70% dos consumidores desejam uma interação humana ao invés de robótica. Dentre eles, 48% afirmam que a razão dessa preferência se dá porque robôs ou atendimentos automáticos não conseguem os entender e ajudar, de fato, em suas dificuldades.
A empatia deve ser aplicada na área de comunicação interna e externa. Portanto, os profissionais da sua equipe devem se colocar no lugar do outro. Isso proporciona um ambiente de trabalho agradável e melhora o atendimento.
Transmissões ao vivo
Nós sabemos que o ano de 2020 foi marcado pelas lives. E essa tendência segue firme nos próximos anos, afinal, é uma ferramenta prática e econômica à qual a sociedade já se acostumou.
Isso não significa que as lives vão substituir os eventos presenciais, mas nada impede que aconteçam muitos eventos híbridos. Porém, as empresas vão investir em conteúdos de mais qualidade.
O objetivo é informar o público-alvo em tempo real e estar mais próximo dos consumidores e colaboradores. O envolvimento dos colaboradores nesses processos eleva a motivação da equipe, formando bons divulgadores da sua empresa (verdadeiros embaixadores da marca).
De acordo com uma pesquisa do YouTube/Ipsos, em 2020, 83% dos usuários do YouTube usaram a plataforma para assistir a lives. Dentre eles, 56% acham que livestreams são tão bons quanto acompanhar eventos ao vivo.
User experience
A User Experience (UX) continua como uma forte tendência de comunicação. O objetivo é focar na experiência do usuário durante a sua jornada.
A UX também permite que a comunicação e o marketing sejam cada vez mais interativos. As principais formas de aplicar essa tendência são a pesquisa, o design dos sites e a produção de conteúdo, também conhecidas como:
- UX Research: estratégia focada em pesquisa. É usada para investigar a experiência do consumidor e contribui para o desenvolvimento de estratégias e soluções mais assertivas.
- UX Design: desenvolve produtos que sejam fáceis de usar, permitindo que os usuários completem a tarefa desejada no menor tempo possível, seja pelo site ou app da sua empresa.
- UX Writing: é a estratégia de conteúdo que engloba a escolha das palavras ideais para melhorar a experiência do usuário nos canais de contato da sua empresa.
Conclusão
Depois de ler este artigo, você pôde compreender que a comunicação corporativa é fundamental em vários aspectos da sua empresa, certo? Por exemplo, para garantir uma boa imagem, desenvolver processos eficientes e até evitar conflitos organizacionais.
Agora que você conhece as principais mudanças na comunicação corporativa, que tal aprender como determinar a boa gestão da empresa? Veja as dicas que selecionamos para trabalhar a governança corporativa e melhorar a sua capacidade de atuação no mercado.
Até a próxima.