A Internet é uma das maiores invenções do século XX e, desde então, causa efeitos no mundo globalizado e na transformação digital. Com esse avanço contínuo, as empresas se interessaram em fazer parte do ambiente online, construindo o que chamamos de posicionamento digital.
Porém, muitos gestores não fazem planejamento prévio ou criam estratégias de marketing. Além de gastar tempo, a comunicação com o público não é consistente e pode acarretar impressões negativas por parte do usuário. Não é isso que você deseja, certo?
O posicionamento digital influencia na percepção que o público tem do seu negócio. É preciso aproveitar essa oportunidade para desenvolver ações eficientes e garantir um retorno positivo.
Investir na imagem da sua empresa no ambiente digital pode ser decisivo para tornar-se autoridade ou não em seu mercado de atuação. Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre a importância de ter um posicionamento digital e como aperfeiçoar esse processo.
Boa leitura!
O que é e como funciona o posicionamento digital?
Basicamente, o posicionamento digital é como a sua marca é vista pelos usuários da internet. Por exemplo: quando alguém lê uma postagem no seu blog ou vê um vídeo nas suas redes sociais, desenvolve uma impressão imediata do seu negócio.
Diferente do offline, os usuários podem interagir diretamente e em tempo real com a sua empresa. Portanto, precisam ser criadas ações estratégicas e específicas para se posicionar no ambiente virtual.
Para que sua empresa tenha relevância e reconhecimento é preciso construir um bom posicionamento digital. Por isso, você precisará ter um site, perfis em redes sociais, pontos de contato online com o cliente e pontos de conversão.
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus destacou a força do meio digital para a sobrevivência de muitos negócios. As empresas que investiram em marketing digital conseguiram crescer no mercado. Já as que tiveram receio, perderam grandes oportunidades, principalmente de consolidar sua marca.
De acordo com o portal Terra, na pesquisa realizada pelo Facebook em parceria com a consultoria Deloitte, 54% dos consumidores encontraram produtos e negócios próximos de suas casas através das redes sociais.
O Marketing Digital não serve apenas para aumentar as vendas, mas possui um impacto relevante no posicionamento de mercado e na percepção de valor do consumidor. Sendo assim, é preciso manter um bom relacionamento com seu público com o objetivo de mantê-los sempre engajados.
Qual a importância do posicionamento digital para as empresas?
O posicionamento digital é fundamental para a sua empresa, impactando diretamente nos resultados. É por meio das ações estratégicas que se chega ao público e se estabelece com ele uma relação de confiança.
Quando olhamos blogs e páginas das redes sociais é comum vermos posts genéricos ou que não estão de acordo com o que a empresa propõe. Isso é um grande problema, pois acaba distanciando a marca da realidade do mercado e ela é identificada por conteúdos superficiais.
Agora, a empresa que tem um posicionamento bem definido, cria um conteúdo que ajuda a alavancar vendas. Já que será de qualidade e direcionado para o público-alvo, transmitindo confiança e fazendo-o acreditar nas suas propostas.
Se você busca desenvolver e fortalecer o seu negócio perante ao mercado, invista em sua presença no ambiente virtual. Afinal, as interações pela internet criam e contribuem diretamente para a formação da imagem que o cliente tem da sua empresa.
Como desenvolver um posicionamento digital eficiente?
Nós sabemos que estamos inseridos em um mercado competitivo. Logo, é fundamental aprimorar a comunicação com o público e buscar ações que consolidem o seu negócio de maneira efetiva.
Agora que você já sabe do que se trata o posicionamento digital, aprenda como desenvolver uma estratégia que passe a mensagem que você deseja transmitir. Veja!
Crie um planejamento
Pode parecer óbvio, mas é bom reforçar que nenhuma estratégia funciona sem um planejamento prévio.
A partir disso, você pode identificar e promover os pontos fortes dos seus produtos e serviços, aperfeiçoar os pontos de melhoria e elaborar vantagens competitivas para sua presença no digital.
Com os objetivos bem definidos, é possível criar conteúdos de qualidade e relevantes para os seus futuros clientes.
O planejamento estratégico pode ser criado pela sua equipe interna de comunicação ou você pode contratar uma agência de marketing, que conta com profissionais capacitados e experiência nessa área.
Saiba tudo sobre o seu público
O primeiro passo para ter um bom posicionamento digital é conhecer o público-alvo. Afinal, suas ações devem ser focadas em atraí-los.
Depois de encontrar o público-alvo, é preciso desenhar suas personas. O público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, como: sexo, classe social, escolaridade, hábitos de consumo, localização e estado civil.
A persona traz um maior nível de detalhes, como: nome fictício, idade, estilo de vida, hábitos de compra, hobbies, ambições e angústias, crenças e valores, redes sociais preferidas, entre outros.
Atualmente, os consumidores buscam marcas que ofereçam mais que produtos, mas soluções, relacionamento e um conteúdo de qualidade. Por isso, concentre-se em alcançar suas personas usando uma mensagem autêntica e encantadora.
Faça uma análise sobre qual é a melhor forma de se apresentar para a sua persona. Isso será importantíssimo para estabelecer o posicionamento digital da marca.
Mantenha sua essência de negócio
É possível que você já tenha encontrado a essência da sua empresa dentro da área que atua e criado as famosas missão, visão e valores. De qualquer forma, toda empresa deve ter um propósito, por exemplo: ser autoridade no seu ramo.
É a partir disso que você vai melhorar o posicionamento digital e cuidar para manter-se dentro do seu tema de negócio. A ideia é que toda vez que você publicar um conteúdo na internet, o público perceba essa essência, para assim poder se identificar com ela.
Considere a personalidade da sua marca para produzir um conteúdo interessante, que mantém a mesma linha de comunicação em todas as plataformas e passa credibilidade para o público-alvo.
Apresente as qualidades e o que a sua marca tem de exclusivo para oferecer. O intuito é atrair pessoas que vejam sua marca como uma autoridade sobre o assunto e, consequentemente, tornam-se compradores do seu produto ou serviço.
Conclusão
Depois de ler este conteúdo, você entendeu como o posicionamento digital é fundamental para crescer e se tornar referência no mercado, certo?
Se sua empresa não está presente no ambiente virtual, possivelmente está perdendo lugar para um concorrente e ainda deixando de adquirir um novo cliente. Porém, como já explicamos, é preciso investir em ações estratégicas.
O marketing digital proporciona soluções práticas e rentáveis para os negócios de todos os portes e segmentos. Além de te ajudar a entender o mercado, conhecer o seu público e conseguir planejar conteúdos direcionados.
Quer aprender mais sobre como alavancar o seu negócio? Leia também: Guia sobre Comunicação Empresarial: orientações para uma atuação estratégica.