A comunicação empresarial é muito importante para o crescimento e diferencial competitivo. Mas é preciso utilizar as estratégias adequadas, que levem a mensagem de forma completa ao público desejado e esteja alinhada com as tendências atuais do mercado.
Com o avanço das estratégias digitais, a comunicação mudou bastante, mas não deixou de ter um papel fundamental no funcionamento de qualquer empresa. O principal objetivo é comunicar-se com os públicos para melhorar a credibilidade, o reconhecimento de marca e ainda aumentar a lucratividade.
A falta de uma comunicação empresarial eficaz traz prejuízos diante dos públicos externo e interno. É preciso investir em práticas que fortaleçam a sua marca e ajudem a aumentar a confiança no seu negócio.
Para criar estratégias eficientes, listamos neste artigo 5 dicas para uma comunicação empresarial de sucesso. Quer aprender? Continue lendo!
1. Defina e entenda seus públicos
O primeiro passo para uma boa comunicação empresarial é entender quem é o seu público, tanto interno (colaboradores), quanto externo (clientes e parceiros). Ou seja, saber ao certo para quem você está falando.
Com isso, você vai determinar qual linguagem vai utilizar para cada um e qual é a melhor forma e momento de abordá-los. Por exemplo, com os colaboradores é comum utilizar uma linguagem mais pessoal e acolhedora. Já com os clientes, é preciso ser mais persuasivo.
Para alcançar o público externo, é preciso definir a persona que você deseja impactar, que é um perfil semi-ficcional. Para isso você deve se basear em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes e colaboradores. Inclua também a criação de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Essa estratégia de comunicação empresarial é fundamental para gerar o engajamento necessário e construir uma marca forte e conhecida. Por mais que suas mensagens sigam um tom de voz, é importante segmentar suas comunicações para ter resultados mais assertivos.
2. Estabeleça os canais de comunicação e os objetivos
Provavelmente sua empresa já utiliza algum canal de comunicação, seja um site próprio ou perfil no instagram. Mas, é preciso avaliar quais serão os canais utilizados e o objetivo em cada um deles.
Afinal, não adianta estar em tudo e não conseguir bons resultados. É preciso fazer um diagnóstico consistente sobre a efetividade desses canais. Por isso, a definição da persona é fundamental, pois você saberá em qual canal ela está mais presente.
Nós sabemos que na comunicação corporativa é necessário investir tempo e dinheiro para realizar um bom trabalho. Uma dica é pedir feedback do seu público, assim você consegue identificar as preferências de abordagem.
A sua estratégia deve ser adaptar o conteúdo aos diferentes canais para impactar seu público de forma mais direta e específica. Por exemplo, você não utiliza a mesma linguagem do instagram em um e-mail marketing.
A comunicação empresarial está cada vez mais digital, e com o público interno isso não é diferente. O aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, é o mais utilizado entre as equipes. Pois, além de ser prático, o app oferece a possibilidade de criar grupos para diferentes projetos.
Conheça alguns canais que podem te ajudar a conquistar ótimos resultados, segundo o livro Traction:
- E-mail marketing: é ideal para utilizar com os seus clientes potenciais. Visto que, é um canal pessoal e que faz com que eles se engajem diretamente com sua empresa;
- Anúncios: os anúncios são os banners que aparecem quando você visita um site, por exemplo. Investir nessa estratégia é importante, pois, você apresenta algo que o consumidor nem sabia que precisava e gera um interesse nele;
- Relações públicas: essa é a parte de cobertura midiática com o intuito de atrair novos clientes. Inclui TV, rádio, jornal, revista, etc. É preciso escolher a ação que mais combina com o seu público. Pode até ser uma estratégia de RP menos padronizada, como desafios e concursos. O importante é contar uma boa história e chamar a atenção da imprensa;
- Blog: utilizar a estratégia de marketing de conteúdo no blog da sua empresa é ótimo para a comunicação empresarial. Com um conteúdo relevante é possível que os leitores se tornem seus clientes. Além de fortalecer sua marca e aumentar o reconhecimento;
- Eventos offline: mesmo com o mercado digital em alta, o offline também pode ser útil. Principalmente se a sua persona for mais tradicional e não engajar tanto com o online. Você pode optar por feiras e palestras, por exemplo.
Em Traction, Gabriel Weinberg e Justin Mares compartilham 19 canais de aquisição de clientes e ajudam você a escolher os melhores para sua empresa.
3. Verifique o orçamento disponível
A comunicação empresarial não deve ser encarada como um custo, mas como investimento. Pois, é uma peça fundamental para a atração e fidelização de clientes e ainda para um ambiente de trabalho agradável.
Para garantir o retorno desse investimento, é necessário verificar seu orçamento e distribuir bem o gasto em ações. Além de analisar quais ações realmente resultam em lucro para a empresa.
Calcular o quanto a sua empresa pode investir é importante para tomar as decisões certas e definir prioridades. Considere, inclusive, se pretende contratar uma agência de comunicação ou equipe interna.
4. Acompanhe os resultados
Depois de estabelecer as ações para cada canal e a quantia investida, é preciso acompanhar os resultados. Essa é a melhor maneira de entender se a sua estratégia de comunicação empresarial está funcionando bem.
Toda estratégia deve ser mensurada para funcionar com eficiência. É importante analisar as informações e fazer as correções necessárias. Com os dados, você conseguirá tomar as melhores decisões para alcançar resultados positivos.
Dessa maneira, você estará sempre à frente de possíveis falhas. Acompanhar os canais de perto garante que as suas mensagens sejam cada vez mais eficientes.
5. Identifique os ruídos
Um dos problemas da comunicação empresarial envolve lidar com ruídos. Pode ser um texto que foi mal interpretado ou um tom de voz que não foi adequado, são por meio dos detalhes que acontecem as crises.
Para evitar esse tipo de constrangimento, você deve revisar os processos de comunicação. Primeiramente, é preciso ter uma comunicação interna bem alinhada, pois um clima organizacional ruim reflete no público externo.
Por isso, feedbacks, pesquisas de satisfação e caixas de sugestões são ótimas ideias para incluir no ambiente de trabalho. Buscar a melhoria constante deve ser uma missão do seu negócio, isso garante uma empresa bem estruturada e com colaboradores engajados.
Conclusão
As estratégias que listamos aqui são bastante utilizadas para uma comunicação empresarial de sucesso. Coloque-as em prática para otimizar os resultados da sua empresa!
Lembre-se que cada organização é única, o ideal é ir planejando e fazendo os ajustes de acordo com a sua necessidade. O importante é conseguir transformar objetivos em ações concretas e eficazes.
Com uma comunicação corporativa eficiente você garante um posicionamento completo em diversos canais, tanto para o público interno quanto para o externo.
Quer aperfeiçoar ainda mais suas estratégias? Leia também: Comunicação corporativa com foco em geração de negócios.