Você já leu alguma frase e na mesma hora associou a uma determinada empresa? Como “Just do it”, que é um dos principais slogans da Nike? Não precisa de aparecer o símbolo da marca, só pela frase você já sabe de quem se trata.
Isso acontece quando uma empresa trabalha muito bem sua gestão de marca, mais conhecida como branding.
Também temos exemplos com associação a alguma cor. Quando você vê a cor roxa qual é a primeira empresa que vem na sua mente? A maioria pensa no Nubank, e isso não é por um acaso. Com certeza eles estudaram muito antes de tomar essa decisão.
Essa estratégia tem o objetivo de tornar o negócio mais atraente e desejável para o público. É um processo longo e trabalhoso, mas que traz resultados positivos e garante frutos duradouros.
Engana-se quem acredita que o branding é só para grandes empresas, todos os negócios precisam construir uma imagem positiva no mercado (independentemente do seu tamanho ou área de atuação).
Uma gestão de marca eficaz vai potencializar a percepção da sua empresa na mente das pessoas e destacá-la dos concorrentes, fazendo com que não seja só mais uma no mercado.
Quer saber mais sobre o branding e como fazer a gestão da sua marca? Continue a leitura que vamos explicar o que é, qual sua importância e como fazer uma gestão eficiente.
Vamos lá?
O que é branding?
O branding é, basicamente, um conjunto de estratégias para potencializar sua marca e diferenciá-la dos seus concorrentes, desde o seu design até todo o posicionamento.
É um trabalho que envolve administração, elaboração, planejamento, marketing e divulgação da marca para consolidação da imagem no mercado. Com isso, sua empresa torna-se referência e ganha a confiança do cliente.
Para alcançar bons resultados é preciso estudar, fazer um planejamento a longo prazo, criar e gerenciar os elementos da sua identidade visual e promover ações para tornar sua marca relevante e positiva na mente das pessoas.
Por exemplo, a Coca-Cola é um tradicional case de sucesso:
Além da identidade visual marcante, a marca trabalha com o branding sensorial. No paladar, nenhum refrigerante tem o gosto similar ao da Coca-Cola. No tato, as garrafas de vidro trazem um formato específico, que mesmo se você encontrar um caco de vidro quebrado é possível identificar do que se trata.
A marca também sempre utiliza a palavra “felicidade” em suas campanhas, como “abra a felicidade”. Assim, o refrigerante é associado automaticamente em nossas mentes aos momentos alegres.
A gestão de marca precisa ser estruturada e executada com muita atenção. A Coca-Cola não se tornou líder do seu segmento do dia para noite. Com certeza foi feito inúmeros planejamentos, com erros e acertos, em que foram se aperfeiçoando para ser o que é hoje.
O seu objetivo deve ser garantir que o público entenda seu posicionamento e seus valores, e assim, se identifiquem com sua marca. Consequentemente, você vai aumentar sua relevância no mercado e melhorar sua reputação.
É importante que o seu negócio cresça de forma inteligente e duradoura. Por isso, ele precisa ser reconhecido entre os colaboradores primeiro. Afinal, sua equipe precisa se sentir motivada para atuar como seus promotores.
Quando os profissionais acreditam na marca, conseguem convencer o público externo a fazer o mesmo. O branding é mais sobre uma conexão emocional com a mente e o coração do consumidor do que sobre propaganda.
Qual a importância do branding?
O branding constrói uma personalidade para a marca, transformando-a na cara da empresa. Assim, é possível gerar um diferencial competitivo. Por exemplo, a Netflix se destaca de outras plataformas de streaming.
Com essa estratégia, você consegue criar uma relação mais próxima entre a sua empresa e os seus clientes. Isso é importante, pois quando o público se identifica com sua marca, ele prefere consumir o seu produto ao do concorrente.
Segundo o site Customer Thermometer, a Harvard Business Review fez uma pesquisa de fidelidade à marca que mostra que mais de 65% dos participantes compartilharam que estar emocionalmente conectados a uma marca os fez sentir que a empresa se importava com pessoas como eles.
De acordo com a pesquisa, os clientes que desenvolvem um vínculo com as empresas são extremamente valiosos. Eles compram mais dos produtos e serviços, são menos sensíveis ao preço e estão focados em suas mensagens externas.
É importante conquistar esses clientes e assegurar a fidelidade à sua marca. Como você pôde ver, até a percepção sobre o preço muda. As pessoas compram o produto ou serviço apenas por se sentirem conectados a uma marca a partir de um propósito comum.
Não se trata apenas de um produto, e sim da sensação que a marca oferece, a imagem, a segurança. Um bom exemplo é a Apple, que conquistou consumidores fiéis e que adquirem os seus produtos independentemente de ter um valor alto.
O branding é uma ferramenta poderosa para todas as empresas, ajudando a obter mais clientes e tornando sua marca reconhecida no mercado.
Como fazer uma gestão de branding eficiente?
Não há um método específico, mas boas práticas para estruturar e executar os conceitos de marketing, design, administração, psicologia e propaganda. Assim, você deve trabalhar os valores que representam sua empresa.
Ou seja, para atingir o objetivo final, é preciso ter bem claro quem é sua empresa e quais são os valores dela. Sua marca precisa ter uma identidade acessível e verdadeira, para que o público entenda o que você está construindo.
Fazer uma gestão de branding eficiente demanda muita pesquisa, estudo e planejamento. Por isso, é necessário que seja feita por profissionais qualificados e com experiência. É interessante buscar a ajuda de agências especializadas no assunto. Assim, é possível executar melhor os processos e conquistar mais êxito nas suas ações.
Vamos ver algumas estratégias eficazes na gestão de branding:
Naming
Naming significa, literalmente, nomear. Na gestão de branding, utilizamos essa estratégia para desenvolver e criar nomes de empresas, produtos, serviços e até campanhas. O objetivo é encontrar palavras alinhadas à essência da marca e diferenciá-la dos concorrentes.
Um nome tem a força de influenciar diretamente o comportamento do consumidor. Por isso, é preciso estudar a melhor linguagem, com critérios estratégicos para dar à marca um valor positivo e alcançar seu público-alvo.
Existem diversas práticas que você pode fazer na hora de escolher um nome, como:
- Procurar algo único e chamativo;
- Expressar a ideia com poucas palavras;
- Utilizar uma linguagem direta e que seja fácil de lembrar;
- Prezar pela facilidade de escrita e pronúncia;
- Escolher um nome agradável de ser escutado e que evita erros de pronúncia;
- Tentar inovar ou procurar uma tendência (afastando-se do que é comum).
É importante se manter atualizado a respeito dos nomes das empresas e projetos da mesma área de atuação que a sua. Assim, você consegue criar um nome mais eficaz e garantir maiores chances de sucesso.
Psicologia das cores
A psicologia das cores estuda como o nosso cérebro identifica e compreende as cores. Essa identificação pode despertar emoções que influenciam na tomada de decisão.
Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas. Por isso, é preciso saber como usá-las de forma estratégica. Segundo o Neil Patel (Quick Sprout), “A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”.
Na gestão de branding, é necessário avaliar com cuidado quais cores serão associadas à sua empresa. Não deve ser escolhida por gosto pessoal, mas pensada estrategicamente para a construção de uma marca impactante.
As cores têm um forte poder de comunicação. Logo, é preciso fazer uma análise profunda do que o seu negócio deseja transmitir.
O estudo “Impact of Color on Marketing” indica que 93% das pessoas avaliam as cores de um produto no ato da compra e 84% dos consumidores acreditam que a cor do produto é mais importante do que outros fatores.
Deste modo, considere o valor emocional e o significado por trás de uma cor. Assim, será possível tornar sua marca consistente e inesquecível.
Branded Content
O significado de branded content em português é conteúdo de marca. Dessa maneira, a marca passa a ser associada com entretenimento, informação e publicidade, que possuem mais valor para o seu público-alvo.
Muitas vezes, as pessoas não se interessam pelos anúncios, mas se a marca tiver uma informação valiosa para oferecer, pode conseguir atenção da audiência. Portanto, a produção de conteúdo não foca no serviço/produto da empresa, mas sim na resolução de dores das suas personas.
De acordo com o estudo realizado pela IPG MediaLab, com Forbes e Syracuse University’s Newhouse School, o método gera recall para as marcas 59% maior do que os outros tipos de publicidade digital.
O branded content é muito flexível e adaptável e pode ser desenvolvido por meio de diferentes canais e formatos. Além de se mostrar estratégico na diferenciação ante os concorrentes.
Seja uma autoridade em seu mercado
Agora, você vai saber melhor como posicionar a sua marca no mercado e conquistar ainda mais o seu público-alvo, não é mesmo?
Trabalhar o branding da sua empresa é o primeiro passo para transformar clientes em fãs promotores da sua marca. Essa é uma estratégia que tende a crescer sempre mais e a sua empresa não pode ficar para trás.