A comunicação corporativa abrange várias estratégias que podem melhorar o relacionamento da empresa com o seu público. Com o avanço da tecnologia, o mercado vem transformando a forma de se comunicar.
Essa transformação é contínua e tem grande impacto na vida das pessoas. Por isso, uma comunicação efetiva se faz ainda mais importante, com a responsabilidade de transmitir mensagens de forma clara. Além de fortalecer a sua marca e atrair consumidores.
Adotar uma estratégia com foco na geração de negócios é essencial para qualquer empresa que pretende manter-se no mercado e construir um bom relacionamento com os clientes.
Para isso, é preciso desenvolver um plano de comunicação corporativa bem estruturado e eficiente. Esse planejamento é feito a partir do estudo do mercado, concorrência e persona. Assim, você começa a definir metas e ações de aprimoramento dos seus resultados.
Ficou interessado? Continue lendo que vamos te explicar tudo sobre o assunto!
O que é comunicação corporativa?
A comunicação corporativa é mais do que uma maneira que a empresa tem de se comunicar. É um conjunto de atividades feitas com base em estratégias e objetivos específicos.
O processo envolve o planejamento completo da comunicação, cuidando para que a mensagem seja transmitida de forma correta e sem que saia do contexto. Sendo responsável pelo desenvolvimento, atualização e divulgação da visão do seu negócio.
Afinal de contas, o posicionamento público e a linguagem que a sua empresa utiliza garantem a confiança e fidelidade dos clientes.
Um dos objetivos é melhorar ou manter a imagem e a reputação da empresa. Por isso, é necessário entender bem o seu público, fazer uma análise profunda do mercado e conhecer seus concorrentes.
O foco em geração de negócios define o que a sua empresa deseja e aonde pretende chegar, como quer ser vista ou percebida pelos seus clientes. Para que isso seja possível, é necessário definir os melhores canais de comunicação com o público-alvo e desenvolver as estratégias necessárias para o alcance dos seus objetivos.
Qual a importância da comunicação para a geração de valor de um negócio?
Com um mercado altamente competitivo, a comunicação corporativa é uma ferramenta estratégica fundamental na gestão das organizações.
De acordo com a pesquisa “PRScope”, realizada pela Scopen, as empresas estão cada vez mais interessadas em uma comunicação que integre especialidades diversas. O destaque foi a comunicação corporativa, com 76% das respostas.
Qualquer empresa que queira crescer — tanto no número de clientes quanto na reputação da marca — precisa investir em um plano de comunicação de qualidade. Quando bem executada, ela gera importantes diferenciais competitivos, como:
- Aumento da produtividade;
- Atração e relacionamento com os clientes;
- Fortalecimento da marca.
Com isso, você garante um posicionamento assertivo na transmissão de mensagens, fazendo com que a sua empresa se diferencie dos concorrentes, se aproxime dos potenciais clientes e preserve a solidez da sua marca nos diversos canais e plataformas.
Como elaborar um plano de comunicação corporativa?
O plano de comunicação corporativa é uma estratégia que não pode ser deixada de lado.
A ideia é estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo e, assim, atingir os objetivos almejados.
Destacamos os passos principais a serem seguidos para a criação de um planejamento de sucesso. Confira.
1 – Entenda quem é o seu público e a sua concorrência
Um plano de comunicação corporativa eficiente estuda o público-alvo e a concorrência. Portanto, pesquise sobre como as outras empresas desse segmento estão se posicionando no mercado.
Observar as estratégias de outras empresas ajuda você a entender o que funciona e o que não é eficaz. Assim, será capaz de desenvolver ações assertivas e com maior potencial no alcance de resultados consistentes.
Também é preciso definir as personas do seu negócio. Isso ajuda a definir linguagem, meio de comunicação, melhores horários, formas de conexão e o que seu público consome.
É fundamental controlar o que, como e quando é comunicado com um trabalho de comunicação estratégica.
2 – Planeje as ações estrategicamente
Para qualquer plano de ação, é preciso criar uma estratégia antes. A Metodologia SMART é uma forma eficiente de estabelecer objetivos.
O termo faz menção a: Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time Based (temporal). A seguir, falaremos um pouco sobre cada uma delas:
– Specific (Específica): para alcançar o objetivo certo, é preciso que suas metas sejam específicas, com clareza e sem ambiguidade. É necessário que todos os envolvidos saibam bem do que se trata e qual o caminho para chegar até lá.
– Measurable (Mensurável): as metas mensuráveis permitem que você colete e monitore dados para acompanhar o seu progresso. Assim, você consegue reavaliar suas ações (identificando os problemas) e otimizar suas estratégias.
– Achievable (Alcançável): todas as metas precisam ser atingíveis. Isso não significa que precisam ser fáceis, mas que sejam alcançáveis e de acordo com a realidade do seu negócio.
O intuito é incentivar a equipe a atingir a meta e encarar o desafio. Algo inatingível pode causar frustração e desmotivá-los. Por isso, avalie seu histórico, o cenário do mercado e os recursos disponíveis, tanto financeiros quanto humanos.
– Relevant (Relevante): as metas relevantes são as que realmente fazem diferença para o seu negócio. Por isso, verifique qual a sua importância no momento, quais benefícios elas podem trazer e quais impactos elas causarão na sua empresa.
Assim você também define a prioridade da meta e poderá motivar os envolvidos para alcançá-la.
– Timely (Temporal): qualquer meta traçada deve ter uma data limite para sua obtenção. Sem prazo definido, as metas podem acabar sendo procrastinadas. Já com o prazo estabelecido, você pode planejar o objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo no tempo esperado.
SUGESTÃO DE IMAGEM:
Esses fatores devem ser considerados e avaliados antes mesmo do processo de definição de metas. A ideia é utilizar a ferramenta SMART como um checklist.
Além disso, é preciso organizar quais recursos vão ser utilizados, os responsáveis pelas atividades, e os meios necessários para realizar todo esse trabalho de modo assertivo.
E lembre-se de considerar todas as informações sobre o mercado, sua concorrência e as personas.
3 – Avalie os resultados
A avaliação de resultados é uma fase crucial do plano de comunicação corporativa.
É quando você confirma se, de fato, as metas foram cumpridas. Entenda o que está funcionando, descarte o que não tem bons resultados e faça as alterações necessárias.
Por isso, avalie os resultados com regularidade e com métricas de comunicação efetivas.
Com indicadores de resultado é possível fazer comparações, compreender cenários e verificar o que melhorou dentro do tempo programado. Só assim você vai conseguir aperfeiçoar suas estratégias ainda durante o processo.
Comunicação empresarial integrada
Para se comunicar de forma plena, a sua empresa precisa encarar a comunicação em uma perspectiva mais integrada. Assim, é possível planejar e executar ações em diferentes canais e se relacionar com os diferentes públicos de seu interesse.
A Associação Americana de Marketing define esse conceito como “um processo para garantir que todos os contatos realizados por uma organização com seu cliente sejam relevantes para o receptor e consistentes no decorrer do tempo”.
Pensar em um planejamento de comunicação empresarial integrada de forma estruturada, fortalece sua marca e melhora seu posicionamento no mercado. Para isso é preciso estudar se as ações estão de acordo com os seus objetivos.
O uso de diferentes canais envolve também o marketing digital. No final das contas, a ideia é ser sempre lembrado e manter a boa reputação diante dos consumidores, atrair e fidelizá-los.
Conclusão
A comunicação corporativa é essencial para as empresas, independentemente de porte ou segmento. Para isso, você precisa se manter atualizado sobre as melhores estratégias de comunicação corporativa, para desenvolver um planejamento eficiente e alcançar consistentes resultados.
Quando o trabalho é bem-feito, ele se reflete no que é apresentado para o público externo, além de gerar confiança no público interno. Assim, você garante um bom posicionamento em diferentes canais, fortalece sua marca e mantém a boa reputação da sua empresa.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o processo de comunicação corporativa, navegue pelo blog e veja outros assuntos. Aproveite para ler o nosso artigo sobre Comunicação Pro Business.
Até a próxima.