A Comunicação Integrada tem ganhado cada vez mais espaço e relevância no contexto organizacional. E não é à toa.
Atualmente, o mercado caminha para uma relação mais estreita entre marcas e clientes. Os consumidores querem mais do que comprar apenas um produto ou serviço, querem construir vínculos.
Portanto, antes de comprarem da sua marca, os clientes em potencial seguem o seu perfil nas redes sociais, assistem a alguns vídeos no youtube ou leem algumas postagens do blog.
Isso acontece porque querem conhecer a sua marca e avaliar se existe uma identificação com o que procuram ou acreditam.
Nesse contexto, aplicar a Comunicação Integrada é essencial e vai fazer toda a diferença na quantidade de vendas e no faturamento do seu negócio ao final de cada mês.
Para entender o que é Comunicação Integrada, porque ela pode ajudar no seu negócio, e como aplicá-la continue a leitura do texto!
Origem da Comunicação Integrada
Diferente do que muitas pessoas acreditam, a Comunicação Integrada não é um conceito novo. Ele surgiu no início da década de 70, momento em que os pesquisadores Duncan e Caywood perceberam que a publicidade estava perdendo espaço no mercado.
Era necessário, portanto, se adaptar às demandas dos consumidores. Os dois estudiosos compreenderam que a propaganda somente estava perdendo o seu poder de venda. Era necessário inovar para encantar os consumidores em potencial. Foi quando ambos criaram o conceito da Comunicação Integrada, hoje também conhecida como CIM (Comunicação Integrada de Marketing).
O que é Comunicação Integrada
A Comunicação Integrada está baseada em três pilares principais: consistência, coerência e continuidade. Para que uma marca agregue esses três pilares em seu discurso, é necessária uma unicidade em sua comunicação.
Isso vale para as estratégias de marketing digital: site, blog e redes sociais; e também para estratégias offline, como eventos, marketing de guerrilha e lojas físicas. Ou seja, toda a comunicação deve estar transmitindo uma mesma mensagem verbal e também não verbal.
A similaridade em elementos-chave como: formas, ícones, cores, tom de voz e discurso da marca são essenciais para a construção de uma Comunicação Integrada. Portanto, se a sua empresa integra elementos de comunicação visual similares em seus eventos, lojas físicas, vestimenta dos colaboradores e páginas nas redes sociais, ela está criando uma continuidade em seu discurso. Mas isso não é tudo.
É necessário que comunicação e gestão caminhem lado a lado. Ou seja, é importante que as decisões da empresa estejam alinhadas com o seu discurso, do contrário o público pode perceber que existe uma falta de coerência entre o que é dito e o que é feito, gerando descredibilidade e quebra de confiança.
A Comunicação Integrada não é apenas sobre transmitir uma mesma mensagem, é sobre transmitir uma mensagem coerente com as ações e decisões da empresa.
Por que a Comunicação Integrada pode ajudar o seu negócio?
Uma estratégia inteligente de Comunicação Integrada que alinhe comunicação e gestão é um investimento a longo prazo nos resultados da sua empresa que impacta a visão que o mercado tem da sua marca.
Uma boa estratégia de Comunicação Integrada é consolidada com o passar do tempo, gerando credibilidade, confiabilidade, renome e autoridade perante os pares. Da mesma forma que constrói relações sólidas com o público e fideliza os clientes.
A partir do momento que sua empresa passa a ser vista como uma marca sólida, coerente e consistente, o valor dos seus produtos e serviços deixa de ser ditado pelo mercado e pela concorrência e passa a ser estabelecido pela relação construída com o seu público.
Quando os clientes compreendem o valor da sua marca, eles se disponibilizam a pagar um ticket mais alto pelos seus serviços e produtos e, naturalmente, seu negócio passa a atrair novos consumidores que também estão alinhados com essa mesma proposta.
Por que a Comunicação Integrada é uma estratégia de longo prazo?
A integração entre todas as frentes de comunicação e gestão do seu negócio gera também resultados a curto e médio prazo. Porém, a manutenção de uma estratégia sólida e contínua com o passar dos anos, certamente é o que traz os melhores frutos.
Isso acontece porque inicialmente o público vai enxergar a parte mais superficial da sua estratégia. As pessoas vão perceber que existe uma similaridade entre as mensagens transmitidas nos diferentes canais de comunicação da sua empresa. Caso se identifiquem com esse discurso, elas se sentirão atraídas a estreitar a relação com a empresa, seja se inscrevendo em uma lista de e-mails, participando de um lançamento ou realizando uma compra.
Mas é com o passar do tempo que o público conhecerá sua empresa mais a fundo e perceberá que além do discurso existe também uma coerência com as ações e decisões da empresa. Essa é a chave para conquistar uma profunda admiração de clientes e parceiros, criar vínculos duradouros e de alto valor.
Continue a leitura para entender como a sua empresa pode traçar uma estratégia inteligente e dar os primeiros passos rumo a uma Comunicação Integrada sólida e eficaz.
Como implantar a Comunicação Integrada na sua comunicação?
Um plano eficiente de Comunicação Integrada não precisa ser difícil e complexo. Ele pode ser simples, mas deve ser executado com maestria e constância, esse é o grande diferencial que trará os melhores resultados para sua empresa.
Alinhar gestão e comunicação
O primeiro passo para uma Comunicação Integrada de sucesso é o alinhamento entre gestão e comunicação. As duas áreas devem atuar em conjunto para definir objetivos e tomar decisões relevantes para a empresa.
Estabelecer uma mensagem central clara
Essa é uma etapa fundamental para qualquer estratégia de Comunicação Integrada. A partir da mensagem central serão definidos os elementos verbais e visuais transmitidos pela empresa. O discurso será adaptado de acordo com a linguagem mais adequada a cada canal, mas a essência permanece a mesma.
Definir metas e objetivos mensuráveis
É importante que a empresa tenha clareza de onde deseja chegar com a sua estratégia de Comunicação Integrada. Como em toda ação de marketing, os objetivos devem ser claros, realistas e mensuráveis. É medindo os resultados que você perceberá se está no caminho correto e quais são os ajustes necessários para alcançar suas metas.
Criar uma equipe de Comunicação Integrada
Para uma estratégia coesa e contínua é necessária uma equipe unificada. Não é possível criar uma estratégia única para todos os canais de comunicação, quando as redes sociais são geridas por uma agência, o site por outra, as campanhas publicitárias são criadas por uma terceira, por exemplo.
É importante contar com uma equipe que atue em conjunto em prol de uma estratégia em comum. Para isso, a sua empresa tem duas opções: criar uma equipe com profissionais qualificados com experiência em marketing 360º e Comunicação Integrada ou contratar uma única agência que atue em todos os canais de comunicação de forma alinhada.
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