Comunicação e posicionamento de marca: o guia completo 

comunicação

A comunicação é fundamental para as nossas vidas. Ela é utilizada através de sons, imagens ou gestos. 

A forma de comunicar faz parte da história e da evolução humana. Com o tempo, fomos aprimorando os recursos e tendo acesso aos meios tecnológicos para informar e manter relações, mesmo que de forma virtual.

Podemos perceber também a importância desses recursos de comunicação, quando vivenciamos a quarentena, durante a pandemia da Covid-19.

Sem os canais de mensagem e a internet, não seria possível trabalhar de casa, enviar e-mails, fazer ligações, vídeo chamadas e reuniões. A situação teria sido ainda mais difícil.

Entretanto, não foram só as informações sobre a pandemia que estavam sendo comunicadas nessas redes. As marcas também fizeram desse momento uma oportunidade para engajar e vender.

O Exame divulgou em uma matéria – a evolução da publicidade dentro desse contexto – apontando o relatório divulgado, ‘Digital Trust Report 2020’, da Insider Intelligence, onde foi demonstrado que redes sociais como Linkedin, Pinterest e Reddit são as que os usuários mais confiam, seguidas por Instagram, Snapchat, Tik Tok, Twitter e Youtube. 

Isto posto, podemos entender que essas são ferramentas relevantes para posicionar marcas, criar conexão com o público, vender e se tornar uma referência. Contudo, é preciso entender como essa estratégia funciona.

Continue conosco. No artigo de hoje veremos o que é posicionamento de marca, a importância da comunicação, como descobrir e alcançar o público-alvo.

Boa leitura!

O que é posicionamento de marca?

A percepção positiva do público é a principal característica de uma marca bem posicionada. Isso acontece porque a empresa sabe com quem está falando e de que maneira deve ser feita essa comunicação.

Em outras palavras, o posicionamento de marca é uma estratégia de ações utilizadas com o objetivo de criar memórias no consumidor.

Isto é, existem diferentes formas de trabalhar o posicionamento, para que o público memorize os valores, os sentimentos e as memórias relacionadas a uma determinada marca.

Podemos mencionar como exemplo, algumas ações que alcançam esses resultado:

  • Empresas que trabalham a imagem relacionada a aromas e emoções, ou seja, branding sensorial;
  • Marcas que investem conceito artístico, com designer diferenciado e criativo;
  • Vendas de produtos ou serviços exclusivos que agregam valor e são inovadores.

Qual é a importância da comunicação para uma marca?

Saber comunicar é indispensável, pois é através desse meio que as conexões são criadas.

A forma com que uma marca conversa com seu público pode ser única, basta trabalhar o tom de voz. 

Isso significa, desenvolver características da marca que possam ser identificadas na forma de escrever ou falar. Assim, o consumidor reconhece o tom de voz da marca em publicidade, campanhas e outros canais de comunicação que utilizarem essa linguagem característica que será desenvolvida.

O que é público-alvo e como alcançar?

O público-alvo é aquele que tem características específicas que combinam com o comportamento de quem tomaria uma determinada decisão de compra.

Por exemplo, o público-alvo de uma marca que vende produtos fitness, poderia ser composto por pessoas que têm hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada. 

Dessa forma, o potencial consumidor dessa empresa seria de um público segmentado.

Em outras palavras, a definição do público acontece quando há um estudo para compreender o comportamento das pessoas, para que assim possa ser definido quem é o público-alvo da marca.

Essa é uma identificação importante para toda e qualquer corporação. Antes de vender, é preciso saber com quem estamos comunicando, para que, assim, as melhores estratégias possam ser traçadas e os objetivos alcançados.

Para entender como alcançar o público, podemos utilizar o exemplo da marca que vende produtos fitness, que, neste caso, precisa encontrar os meios certos de veiculação para se comunicar.

Em caso de mídias offline, a estratégia de outdoor poderia ser uma alternativa, contanto que ele estivesse posicionado em uma localização estratégica, como academias e outros centros de atividade física.

Quais são as vantagens do posicionamento de uma marca?

Existem muitas vantagens adquiridas com um posicionamento eficaz. A prova disso é que todos nós sabemos da existência de grandes empresas, como Amazon, Natura, Havaianas, Netflix, Adidas, McDonald’s e tantas outras.

Não só entendemos a existência, como sabemos identificar a comunicação, quando visualizamos as cores, a logo, os sons ou outras características. Isso é posicionamento, que consigo traz os benefícios:

  • Fidelização de clientes;
  • Mais vendas;
  • Credibilidade e reconhecimento do mercado;
  • Destaque da concorrência;
  • Autoridade no assunto.

Como fazer um bom posicionamento de marca?

Até aqui, já podemos ter a compreensão de que esse é um assunto significativo para as corporações, não é mesmo?

Com tantas vantagens assim, as marcas querem criar essa credibilidade. Mas, esse é um objetivo que precisa ser desenvolvido com muito estudo e planejamento.

Com o auxílio de profissionais com experiência na área de marketing, é sim possível alcançar o sucesso, uma vez que seus conhecimentos serão aplicados da seguinte forma:

  • Percebendo o negócio de forma específica e aprofundada;
  • Realizando estudos de público alvo, persona e brand voice;
  • Identificando as melhores estratégias;
  • Definindo ações que representam a marca;
  • Mapeando a concorrência para saber como o mercado funciona e quais estratégias serão definidas para eliminar a concorrência. 

Quais são os principais canais de comunicação?

Os canais de comunicação são uma estratégia eficiente. Principalmente porque a compra online é uma preferência de 74% dos brasileiros.

Estar presente nesses meios é importante para criar proximidade com público, vender e comunicar.

Redes sociais:

De acordo com Datareportal, o Relatório Global de Estatísticas Digitais de julho de 2022 apontou o número de 5 bilhões de usuários nas redes sociais, em todo o mundo.

Com isso, entendemos a relevância desse meio digital de comunicação, pois o público da marca está nas redes também. Basta saber utilizar a estratégia correta para alcançá-los.

Vale lembrar que, não estamos nos referindo ao alcance de todas as pessoas no mundo, mas sim dos principais usuários com características de compra do serviço ou produto de uma determinada empresa. 

E-mail:

O e-mail marketing é uma ferramenta indispensável. Essa é uma alternativa para ações como recuperação de carrinho, informações de promoção, cupons e outras novidades.

Além disso, o e-mail deve ser utilizado em conjunto com outras estratégias para que, assim, a marca possa comunicar e oferecer aos clientes as melhores experiências. 

Portanto, a ferramenta funciona como auxílio de estratégias de relacionamento entre empresa e público.

Mídias offline:

Como mencionamos, a mídia offline tem seus resultados, mas é necessário saber aplicar essa tática.

Toda mídia impressa ou que não envolve internet, é a chamada offline, como por exemplo:

  • Folder;
  • Outdoor;
  • Folhetos;
  • Campanha em rádios;
  • Campanha em televisão;
  • Eventos ou workshops;
  • Jornais, revistas, entre outros.

Todos esses são meios de comunicação que funcionam após a definição do local onde será veiculado. 

Tudo depende do local onde o público-alvo está. Sem essa pesquisa e estudo estratégico, o investimento pode não trazer resultados promissores.

Invista em uma comunicação eficiente e tenha bons resultados

Agora que já abordamos a importância de saber comunicar, que tal aplicar essas dicas ao seu negócio?

Realizando um planejamento, seus objetivos e metas são alcançados com êxito. Fique por dentro de todos os assuntos envolvendo marketing e comunicação, e aplique ações diferenciadas que entregam experiência ao cliente.

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Até a próxima!

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