E-commerce Como traçar uma estratégia de comunicação eficiente?

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Quando o assunto é vendas, não há dúvida: a presença digital se tornou fundamental. O e-commerce é uma tendência que não para de crescer, mas para fazer sucesso na área é preciso traçar boas estratégias de comunicação. 

Segundo o jornal Estado de Minas, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.

Independente do tamanho do seu negócio, é importante dispor de uma comunicação efetiva, eficiente e direcionada dentro da internet, pois a concorrência é acirrada e existem muitas lojas virtuais competindo pela atenção dos consumidores.

Hoje em dia, os usuários realizam as compras diariamente pela internet, tanto pela praticidade de compra quanto pela diversidade de opções de produtos e empresas. 

Com as ações adequadas, você pode conseguir diferenciar a sua marca e atrair os clientes ideais para o seu negócio. Por isso, recomendamos que você veja a comunicação como um investimento.

De acordo com o site TecMundo, um estudo realizado pela Cuponation com base em dados do site Statista, levantou que a internet tem 4,66 bilhões de usuários ativos em 2021, o que equivale a cerca de 59,5% da população mundial.

Preparamos este post com as estratégias de comunicação eficiente para o sucesso do seu e-commerce.

Boa leitura!

Defina o seu público-alvo

É difícil falar com alguém que você não conhece o suficiente, não é mesmo? Por isso, definir o público-alvo deve ser o seu primeiro passo. Essa ação vai impactar toda a estrutura do seu negócio, desde a linguagem que será usada até o preço dos produtos.

A definição do público-alvo contém características como idade, gênero, localização geográfica, grau de escolaridade, profissão e interesses dos indivíduos que têm maior probabilidade de comprar no seu e-commerce.

Dominar essas características é importante para tomar decisões mais assertivas, além de direcionar a comunicação em pontos essenciais para essas pessoas, aumentando o resultado da sua divulgação.

Nós sabemos que existem muitas empresas competindo no mercado online. Por isso, é essencial focar em um nicho específico e orientar suas ações.

Uma estratégia eficiente também é definir as personas, que são personagens semi-fictícios que descrevem o cliente ideal da empresa. Elas são mais profundas do que o público-alvo, especificando as dores, necessidades, hábitos e comportamentos do consumidor que você deseja atingir. 

Não se esqueça que tanto o público-alvo quanto as personas devem ser sempre baseados em dados reais, a partir de análises de mercado e pesquisas com os próprios clientes. 

Determine o seu posicionamento

Não tem como traçar uma estratégia de comunicação eficiente sem ter definido o seu posicionamento. Ou seja, você precisa saber o que seu e-commerce pretende alcançar. 

Determine um objetivo e quais serão as metas que guiarão as ações, em curto, médio e longo prazo para chegar lá. Vale ressaltar que é importante documentar todas as ações definidas e estabelecer o orçamento e o cronograma da estratégia. 

Uma dica é aplicar a metodologia SMART, que indica que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. 

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Você deve listar metas que atendam a cada um desses critérios, por exemplo: Contratar mais 3 pessoas para a área de vendas até junho deste ano ou duplicar o número de publicações no blog do site em 6 meses.

As metas podem ser desafiadoras, mas devem sempre se manter realistas. Para isso, é fundamental ter um conhecimento profundo do seu negócio e do seu segmento.

Para monitorar suas estratégias e analisar os resultados, crie um cronograma com os prazos e os responsáveis por cada ação. Assim, poderá aperfeiçoar as ações ao longo do tempo.

Escolha os canais de comunicação adequados

Agora que você já conhece o seu público e definiu seu objetivo, chegou a hora de escolher os melhores canais de comunicação para o seu e-commerce.
Lembre-se que sua empresa não precisa estar presente em todos os canais, o mais importante é analisar o que faz mais sentido para o seu plano, de acordo com os objetivos traçados e os comportamentos dos seus consumidores.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para e-commerce. Pois, é um canal eficiente no contato com o consumidor e auxilia no aumento do tráfego e das vendas. Além de não ter muitas restrições (comparado aos outros canais). 

Com isso, você consegue melhorar o relacionamento com seu público e aumentar o interesse na sua marca. Já que, é possível divulgar os textos do seu blog e enviar listas de ofertas, descontos especiais e lançamentos de produtos.

Segundo a pesquisa realizada pela Rock Content, 46,3% das empresas brasileiras utilizam e-mail para distribuir conteúdo.
É um canal importante para manter a comunicação com os seus clientes ativa de uma maneira prática e eficaz. Assim que sua empresa criar uma campanha, já pode enviar para os consumidores e impactar um número alto de pessoas rapidamente. Afinal, todos na sua lista irão receber o e-mail, exceto os que caem em spam.

Redes sociais

Não é novidade que as redes sociais são altamente estratégicas para quem trabalha com e-commerce. 

De acordo com o site Terra, em um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo.

Mas, isso não significa que você deve estar presente em todas. Afinal, são várias opções: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Tik Tok, etc. 

É preciso entender primeiro qual é o objetivo de estar na rede social para seu negócio. Por exemplo, o LinkedIn é uma rede corporativa com conteúdos relacionados a negócios. Não é a melhor opção para realizar promoções ou sorteios.

Para aproveitar bem esse espaço é importante, também, entender em qual rede social o seu público está mais conectado. Visto que, é um canal de comunicação direta com eles. 

Assim, é possível obter insights sobre o comportamento dos consumidores por meio dos comentários e reações às publicações, além de ajudarem a elevar a confiança da marca por meio de compartilhamento.

Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que vai ajudar a gerar tráfego e aumentar as vendas do seu e-commerce.

É uma tendência que não para de crescer e garantir bons resultados para as empresas. O objetivo é produzir e divulgar conteúdos de qualidade, com diferentes propósitos e de acordo com a etapa de compra que seu cliente esteja. 

Ou seja, você vai utilizar o conteúdo para direcionar o público para a aquisição dos seus produtos e/ou serviços. Dessa maneira, os conteúdos são criados para aquecer, reaquecer ou converter os seus contatos e transformá-los em clientes.

Para criar uma estratégia eficiente, é preciso aliar-se ao Inbound Marketing, em que você vai entender melhor sobre a persona do seu negócio e as etapas que o seu potencial cliente passa até o momento de efetuar a compra.

É importante investir em marketing de conteúdo para nutrir seu público com conteúdos relevantes e que ajudem eles nessas diferentes etapas. Consequentemente, aumenta a credibilidade da sua empresa e a fidelidade do cliente.

Você pode produzir textos para o blog, escrever um e-book ou criar uma newsletter, por exemplo. 

SEO

Com o inbound marketing, você vai aprender a importância do SEO para o e-commerce. Afinal de contas, no mundo digital a sua melhor vitrine é a página do Google, não é mesmo? 

O SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização para motores de busca, em português, pode ajudar a impulsionar suas vendas. Pois, o seu site irá aparecer para um público que está buscando o seu produto na internet e, assim, irá proporcionar muitos acessos de forma gratuita. 

Como funciona? A estratégia de SEO melhora o seu site para que ele apareça nos primeiros resultados nos mecanismos de busca, como o Google, quando as pessoas pesquisarem por assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.

Com isso, sempre que um potencial cliente realizar uma busca, vai encontrar o seu site antes dos concorrentes. Tudo começa com a pesquisa e escolha das palavras-chave adequadas. 

Não é uma tarefa fácil e exige dedicação e paciência para o seu site subir posições. Visto que, os resultados aparecem a longo prazo, em média de 6 meses a 1 ano.

Faça anúncios

Investir em anúncios é uma maneira de gerar um resultado mais rápido, aumentando o tráfego qualificado no seu site. O ideal para uma comunicação eficiente no seu e-commerce é alinhar estratégias de longo prazo (SEO) com as de curto prazo (links patrocinados). 

O Google AdWords é uma ótima ferramenta de anúncios, com maior abrangência em público e diferentes opções de divulgação. Assim, é possível explorar várias maneiras de abordar o seu público-alvo.

O melhor é que você pode medir o retorno de cada ação facilmente, impulsionando as vendas da sua loja. O custo varia e pode se adaptar a seu orçamento, desde R$10 diário, por exemplo.

Acompanhe e analise os resultados

Realizar todas essas estratégias é tão importante quanto monitorar os resultados. Afinal, é assim que você vai descobrir o que dá certo e o que pode melhorar.

Não importa o tempo que passe, é preciso avaliar os dados de forma contínua, como número de visitantes, de carrinhos criados (e abandonados), número de vendas e taxa de produtos retornados.

Assim, é possível entender o tipo de ação que teve mais resultado, analisar o retorno no público e fazer ajustes para otimizar e direcionar as ações de forma mais assertiva. 

Consequentemente, você compreende melhor o seu público e alcança melhores resultados para o seu e-commerce.

Existem ferramentas específicas para esse trabalho, como o Google Analytics, por exemplo. O ideal é contar com profissionais qualificados para acompanhar os dados desde o início de seu funcionamento.

Aplique as estratégias e garanta o sucesso do seu e-commerce

Com as estratégias de comunicação para e-commerce bem estruturadas, você vai conseguir se destacar no mercado digital tão concorrido e ter sucesso no seu negócio. Por isso, seguir os passos que ensinamos é essencial.

A comunicação não serve apenas para conduzir os clientes pela primeira vez para a loja virtual, mas também para manter o vínculo com eles e garantir a fidelização.

É importante contar com uma equipe qualificada para realizar as ações e ficar por dentro de todas as novidades e tendências do mercado.

Para conhecer mais estratégias e alavancar seu negócio, leia também: Branding: entenda como fazer a gestão da sua marca.

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