O e-commerce no Brasil é uma realidade que vem crescendo nos últimos anos, principalmente porque o fator da pandemia acelerou este processo.
Com a tecnologia avançada, os recursos de compras online foram sendo aprimorados e testados pela população durante a quarentena.
Com isso, muitos experimentaram a comodidade, a agilidade e os preços mais baixos em uma única compra. Não é por acaso que hoje 74% dos brasileiros preferem a compra online, é o que aponta a pesquisa da NZN Intelligence.
Isto posto, podemos compreender que o comércio eletrônico deve ter um investimento em estratégias de marketing para que possa gerar resultados em vendas, crescer mais e se destacar no mercado, diante da concorrência.
Quer saber como fazer o seu e-commerce se diferenciar dos concorrentes? Continue conosco, durante o artigo você verá o que é marketing para e-commerce, quais são as estratégias fundamentais para vender mais e como montar o seu e-commerce.
Boa leitura!
O que é marketing para e-commerce?
Primeiramente, para aplicar as estratégias de marketing, é preciso entender que essas são estratégias elaboradas para atingir um determinado objetivo através das plataformas online.
Estes objetivos são variados de acordo com a necessidade de cada empresa, que pode ser: vender mais, ganhar visibilidade, alcançar novos públicos e dentre outros.
A partir dessa definição, que é feita junto à uma equipe de marketing especializada e experiente, são determinadas ações que irão trazer os resultados almejados.
Em outras palavras, o sucesso de um e-commerce se dá ao fato de saber utilizar o marketing digital, pois através de canais como mecanismos de busca, sites, redes sociais, e-mail marketing e outros, é possível:
- Ter presença online;
- Gerar engajamento;
- Oferecer boas experiências de compras ao usuário;
- Conquistar e fidelizar clientes;
- Alcançar novos públicos;
- Ganhar autoridade de marca;
- Segmentar público;
- Se destacar da concorrência;
- Obter resultados promissores;
- Mensurar resultados;
- Desenvolver ações mais assertivas.
Além disso, vale ressaltar que o marketing digital para e-commerce tem um custo baixo, se comparado aos meios tradicionais de veiculação como tv, rádio, jornais e outros materiais impressos.
Leia também: As principais tendências para o e-commerce brasileiro em 2022.
Estratégias de marketing para o e-commerce se destacar da concorrência:
O mercado está cada dia mais competitivo e desenvolver estratégias de marketing pode ser uma alternativa valiosa para quem busca destacar o e-commerce da concorrência.
As ações podem ser definidas conforme as observações sobre o comportamento do consumidor são feitas.
Por exemplo, se o cliente hoje tem a necessidade de realizar uma compra na loja online que faça uma entrega rápida, é de fundamental importância que essa logística seja implementada no comércio eletrônico, pois essa é uma das razões principais pelas quais o e-commerce pode se destacar da concorrência.
Evidentemente que essa não é a única ação que deve ser feita, pois somente esta não trará os resultados esperados, uma vez que para alcançar o sucesso do e-commerce, é preciso desenvolver um conjunto de estratégias de marketing e criar um posicionamento digital bem definido.
Vejamos agora algumas estratégias que podem ser aplicar à loja online:
Inbound Marketing
Também definido como marketing de atração, este refere-se às estratégias de atrair potenciais consumidores, relacionar de forma direta com os mesmos para conquistar a confiança do público e vender produtos ou serviços. Assim sendo, as estratégias consistem em:
Atrair: Através de um conteúdo bem feito e completo é possível atrair o consumidor. Esta é a fase inicial, na qual os visitantes se interessam em conhecer mais a empresa através dos conteúdos que ela oferece.
Converter: É nessa etapa que um usuário desconhecido se torna um lead, ou seja o contato de um potencial cliente. Isso acontece quando no site da empresa tem conteúdo relevante, o qual os potenciais clientes acompanham com frequência.
Fechar negócio: Logo após as etapas citadas, é o momento de finalizar a compra, através do contato da empresa com o lead.
Encantar: A compra pode ser o único objetivo de algumas corporações, porém é importante perceber que essa fase do encantamento do consumidor tem sua relevância, visto que é através desse cliente fidelizado que acontece a indicação de produtos e serviços para outras pessoas. Além disso, um cliente satisfeito com sua compra e com a loja, sempre volta para comprar mais.
Marketing de Conteúdo
Como podemos perceber durante a explicação do tópico anterior sobre inbound marketing, o conteúdo tem uma relevância fundamental, pois é através dele que acontece a atração e a conversão.
O marketing de conteúdo deve ser feito conforme os interesses dos clientes, pois não adianta escrever materiais que não têm relevância.
Alguns benefícios são conquistados com essa estratégia, como engajamento com consumidores, visibilidade de marca, presença online, nutrição de leads, aumento de vendas e tantos outros.
Mídia paga
Mídia paga pode ser considerado todos os meios de comunicação onde negócios são promovidos online ou offline.
As mídias offline são todas aquelas tradicionais que até hoje fazem parte de nossas vidas, como tv, rádio, jornal, panfletos e revistas e outros.
Já a mídia online foi sendo conquistada aos poucos com a chegada da internet. Temos os meios das redes sociais, dos blogs, dos sites e das campanhas no Google para anunciar.
Essas são ferramentas muito eficazes que oferecem ao anunciante a escolha de realiza a definição de qual plataforma será mais adequada para se promover, o que torna a estratégia mais assertiva, caso a pessoa saiba exatamente onde o seu público-alvo se encontra.
Isto é, para que as ferramentas tragam os resultados esperados, é necessário saber identificar qual será o meio de veiculação mais utilizado pelo consumidor da empresa.
SEO
SEO (Search Engine Optimization) ou traduzido para o português “otimização para mecanismo de busca”, é uma estratégia que tem extrema importância. Por este motivo, o conjunto de técnicas que abrangem esse método devem ser aplicadas em todas as empresas que desejam crescer no mercado online.
Essas estratégias têm como objetivo otimizar sites, blogs ou páginas web para que possam ser posicionados nos resultados orgânicos de busca.
Isto significa que, com as técnicas de SEO sendo aplicadas, um site ou um blog pode alcançar o topo do Google e, para isso, é necessário seguir as tendências, que são: utilizar imagens para Google Lens, oferecer aos usuários conteúdos mais longos e completos, disponibilizar vídeos e publicar conteúdos de qualidade que respondam ao formato de pesquisa por voz.
Tendo essas tendências aplicadas junto às estratégias de SEO, será possível alcançar o público-alvo, ganhar visibilidade, oferecer experiências e vender mais.
Redes sociais
Quando utilizamos as redes sociais como Instagram, Pinterest, Facebook e outras, já nos deparamos com anúncios de itens dos quais nos interessamos, não é mesmo?
Além disso, vez ou outra botões que nos direcionam para o site nos instigam, mesmo que seja para ver apenas o preço.
Essa é uma forma de demonstrar como as redes sociais funcionam para o e-commerce, pois elas também podem servir como uma vitrine online, visto que são ferramentas visuais, onde encontramos fotos e vídeos.
Portanto, elas são um complemento das estratégias de marketing para o e-commerce.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta bastante eficiente para quem busca, através dela, aumentar a taxa de conversão.
Além disso, vale a pena porque esse é um meio simples de alcançar o público, que tem um custo acessível, mantém o relacionamento com consumidores, divulga novidades, blogs, lançamentos e promoções, aumenta a taxa de conversão e pode servir para recuperar os carrinhos abandonados.
A importância de montar o seu e-commerce
Agora que você já sabe bem como utilizar as estratégias de marketing para diferenciar o seu e-commerce na internet, comece a aplicá-las para conquistar um espaço diante da concorrência, criar posicionamento de marca e obter sucesso.
Comece realizando um planejamento, para que seja definido os objetivos e as metas que devem ser traçadas para alcançar o êxito do seu e-commerce.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo digital e no comércio eletrônico? Acesse o nosso blog e veja mais conteúdos como este.
Até a próxima!