Cada vez mais o consumidor tem optado por comprar pela internet ao invés de adquirir seus produtos em uma loja física. O ecommerce ou comércio eletrônico é a modalidade de negócio onde as transações comerciais funcionam somente por meios digitais.
O sucesso de um comércio eletrônico depende muito do conhecimento sobre como utilizar o marketing digital e suas ferramentas. Dentro dessas possibilidades, podemos ressaltar o poder das redes sociais.
O fato de, não apenas direcionar os consumidores a um novo produto, mas também de conversar, se envolver e criar a sensação de comunidade é extremamente útil.
Quer saber como posicionar suas redes sociais a favor dos seus negócios de Ecommerce? Continue conosco, durante o artigo você verá sobre o surgimento das redes sociais e ecommerce, qual a relevância das redes sociais para o ecommerce, como as redes sociais podem ajudar a vender mais no ecommerce e por que investir nas redes sociais.
Boa leitura!
Surgimento das redes sociais e e-commerce
Voltando há muitos anos na nossa história, antes do advento da internet podemos mencionar a necessidade da comunicação já com a criação do telégrafo, responsável pelo encaminhamento e recebimento de correspondências a distância, gradativamente surgiram outros meios como o rádio, o telefone, a TV e em 1969, nascia a internet.
A partir dos anos 2000, tivemos o crescimento das redes sociais como Orkut, Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube, Telegram, Linkedin, Twitter, Pinterest, entre outras.
Com isso, os empresários e responsáveis pelo marketing vislumbraram outro ambiente para propagar divulgações.
As primeiras ideias que correspondem ao ecommerce como conhecemos hoje aconteceram em 1970, quando foram feitas as primeiras transações eletrônicas, no caso, pelo setor bancário.
Podemos enumerar alguns registros importantes nesse perfil histórico do e-commerce:
- 1987: criação da primeira conta comercial eletrônica;
- 1994: Pizza Hut faz sua primeira venda pela internet;
- 1995 a 2000: A Amazon inicia suas atividades, mas só obtém lucro em 2003; nasce a Google;
- 2003: Nasce o Facebook;
- 2008: Nasce o Groupon;
- 2010: Surge o mobile commerce;
- 2012: O social commerce torna-se uma tendência de mercado;
- 2013: E-commerce cresce cada vez mais fora dos EUA.
Desde então, as compras pela internet se tornaram práticas comuns para os usuários e as redes sociais exerceram esse papel de ligação entre consumidor e empresa.
Com a pandemia, de acordo com levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do ecommerce brasileiro, as vendas pela internet cresceram 26,9% em relação ao ano anterior, faturamento recorde em 2021.
Qual a relevância das redes sociais para o E-commerce?
As redes sociais já alteraram a postura do consumidor e o mais significativo é como isso afeta o processo de compra no comércio eletrônico.
Elas podem nos ajudar a identificar clientes, interagir, gerar confiança, oportunidades de vendas e também oferecer um suporte rápido ao cliente.
O alcance das redes sociais é imenso, essa abrangência aliada aos benefícios do ecommerce, que permite a venda em qualquer lugar do mundo, possibilita um posicionamento digital ideal.
É possível apresentar a marca para diferentes públicos, segmentar campanhas impulsionadas ou chamar a atenção de forma orgânica.
É importante lembrar que não basta apenas criar um perfil nas redes sociais. Para que a marca ganhe visibilidade no seu nicho, é preciso ter estratégias online, manter a presença, criar um marketing de conteúdo poderoso, postar informações de qualidade e se humanizar.
Como o próprio nome já diz, essas redes são ambientes de sociabilidade, um lugar onde as pessoas querem interagir e conversar.
Como as redes sociais podem ajudar a vender mais no e-commerce?
Tornou-se muito comum que o consumidor visite a rede social antes de efetuar uma compra.
De acordo com dados da pesquisa Social Commerce, realizada pela AlliN Social Miner, em parceria com a Etus e Opinion Box, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais antes de comprar, 56% deles fazem isso para ler a avaliação de outros clientes e 54% para comparar preços.
Além de ser esse lugar de “validação” para o consumidor, as redes sociais também permitem inúmeras possibilidades de reformular essa interação que já existia antes da pandemia e criar experiências de compras específicas para as redes sociais.
O motivo da evolução das mídias sociais nos processos de compras eletrônicas se dá, principalmente, à experiência personalizada que aplicativos como Instagram, Facebook e Pinterest oferecem.
Segundo a Statista, as vendas globais por plataformas de mídia social foram estimadas em 560 milhões de dólares americanos em 2020.
As estimativas de mercado indicam que o valor desse tipo de venda deve atingir 2,9 trilhões de dólares em 2026. A tendência é que as empresas fiquem mais atentas ao chamado social commerce.
Você sabe o que significa esse termo? Social Commerce, em tradução livre “comércio social” é um formato de vendas que usa as redes sociais para se aproximar do consumidor e vender.
Seja através do conteúdo, posts orgânicos, anúncios patrocinados, ações com influenciadores digitais, são várias estratégias que podem ser aplicadas pelo negócio.
Nos exemplos de experiências inovadoras e bem-sucedidas com social commerce, podemos citar a marca global Bollé que permitiu que os usuários experimentassem virtualmente seu mais novo modelo de óculos de sol, o Phantom.
Foi possível visualizar como as lentes ficavam no rosto dos usuários com a câmera no modo selfie.
A experiência está incorporada ao processo de compra, depois de ver a sua imagem com os óculos de sol, o usuário poderia facilmente selecionar o modelo desejado e adquirir o produto.
Podemos concluir que a tecnologia avançada é uma grande aliada das vendas pela internet e essa experiência também possibilita uma forma de gerar engajamento e autoridade no mercado. Além do que, oferecer formas do usuário interagir com o produto antes de gastar é uma postura extremamente vantajosa.
Por que investir nas redes sociais?
- Redes sociais geram engajamento: Quando uma marca é ativa, compartilha conteúdo de qualidade, interage com seus consumidores, isso aumenta a possibilidade de ela ser recomendada por alguém.
A estrutura da rede social, inclusive, permite que haja mais compartilhamentos virais de conteúdo.
Aqui é importante lembrar de não produzir conteúdo apenas sobre seu produto ou marca, mas sim assuntos relevantes para seu público, que criem identificação.
A Nike é um exemplo de marca que promove esse engajamento. Com campanhas que abordam a superação de atletas, eles criam encantamento nas pessoas. Não precisam, exatamente, falar sobre seus produtos, mas elaboram conteúdos com histórias emocionantes de quem os consome.
- Redes sociais vão além das vendas: Elas nos proporcionam a chance de criar uma ligação com nosso cliente com uma comunicação mais direta com o público. Se a marca for eficiente nesse meio e utilizar as redes de forma inteligente, essa comunicação viabiliza a criação de uma marca com uma imagem muito positiva no meio virtual.
- Redes sociais podem ajudar a evitar crises: Nas redes sociais é possível acompanhar as menções à marca.
Quando um cliente fica insatisfeito com o serviço ou produto, é comum que ele utilize as redes sociais para fazer essa reclamação.
Por isso, é importante estar atento às menções ao e-commerce para descobrir e sanar possíveis problemas evitando uma crise.
- Redes sociais ajudam a medir resultados: É possível saber se os resultados das estratégias utilizadas foram satisfatórios, analisar retorno sobre o investimento (ROI), geração de insights sobre a audiência, quantidade de leads e conversões. Assim, conseguimos avaliar o que funciona ou não com determinada marca e público.
As redes sociais também permitem que você conheça seus consumidores com a análises que as plataformas oferecem, afinal, cada interação também ajuda no processo de criação do perfil do consumidor; além de também otimizarem as estratégias de SEO:
O Google tem ranqueado melhor as empresas com engajamento forte nas redes sociais com o compartilhamento de posts e menções. Por isso é tão interessante investir em conteúdos de qualidade e arquitetar uma marca que interaja com seu público.
Portanto, como vimos em nosso artigo, as redes sociais são como uma vitrine online para o e-commerce, são plataformas que têm impacto direto nas vendas das empresas.
Conheça seu público-alvo e saiba quais as plataformas mais utilizadas por ele, marque presença online e use todas as vantagens que listamos.
Veja também: O guia completo para criar posicionamento no ambiente digital.