Todo ecommerce necessita de sucesso para se manter diante da concorrência e do mercado. Hoje graças à tecnologia e ao marketing digital existem diferentes formas de gerar mais vendas e fazer com que os negócios se tornem promissores.
Há quem diga que os e-mail não são mais relevantes porque pouca gente abre, mas essa é uma teoria sem fundamento.
Para demonstrarmos isso, podemos mencionar uma pesquisa realizada pela Shopify, que demonstrou que 8,32 bilhões de e-mails são enviados no Brasil todos os dias. A taxa de abertura é de 20,39%, sendo a taxa de clique de 2,58%.
A HubSpot divulgou uma pesquisa sobre o engajamento que o e-mail marketing tem. Das empresas que foram entrevistadas, 77% afirmam que perceberam um aumento no engajamento via e-mail durante a pandemia.
Apenas com esses dados já podemos perceber que o e-mail marketing tem sua importância, mas vale levar em consideração que existem técnicas que fazem o e-mail ser mais atraente que outros.
Talvez por este motivo, algumas empresas não tenham um bom retorno em relação ao engajamento, a taxa de cliques ou as vendas.
Assim, podemos dizer que o e-mail marketing é sim uma boa estratégia de comunicação para ecommerce, basta saber utilizá-la da maneira correta.
Continue conosco, no artigo de hoje você verá como gerar mais vendas usando o e-mail, quais seus tipos e como essa é uma estratégia relevante para ecommerce.
Boa leitura!
Como o e-mail marketing funciona?
O e-mail marketing funciona como uma ferramenta que auxilia na estratégia de relacionamento entre empresa e público.
Através das ferramentas de automação, os e-mails são enviados, estabelecendo uma relação e atingido um objetivo de marketing.
No início de 2021, o Statista divulgou dados sobre usuários de e-mail no mundo, chegando a 4,147 bilhões de pessoas. Na mesma pesquisa também foi demonstrado que o número de usuários continuará crescendo, podendo chegar a 4.594 bilhões em 2025.
Estes dados nos demonstram a importância que essa ferramenta tem e como ela pode ser eficaz para as corporações.
Basta ter criatividade e as técnicas certas para criar diferentes formatos de e-mails, pois essa também é uma opção muito flexível, uma vez que pode ser utilizado para diferentes objetos. A mensagem transmitida não tem limite de caracteres, a empresa pode adicionar links, imagens ou GIFs, podendo também editar o layout da maneira que achar mais atrativa e conveniente.
Como nutrir leads?
Existem diferentes formas de nutrir leads através do e-mail, pois como dito, essa é uma ferramenta flexível.
Através de e-mails de ofertas, de boas vindas, de promoções ou de newsletter, é possível nutrir o relacionamento com o lead. Mais a frente vamos destacar com detalhes esses tipos de e-mail, mas agora queremos chamar a atenção para a importância de educar o lead.
Isto é, fazer com que o cliente sinta que a marca o está auxiliando nas resoluções de problemas e nos desafios que ele enfrenta.
Existem diferentes formas de fazer isso, pode ser por blog post de conteúdos relevantes, e-books, infográficos ou por e-mail marketing.
Oferecer informações que o lead ainda não tem, é uma maneira de surpreendê-lo e de ir além do óbvio, gerando também valor ao nome da marca.
É como se o consumidor fizesse a ligação de que para resolver um determinado problema, ele precisasse daquela empresa que entrega a ele soluções e as informações que ele necessita.
Dessa forma, a nutrição de lead consiste em enviar conteúdos relacionados aos interesses do usuário.
Os benefícios são visíveis, pois segundo os dados do Forrester Research, essa estratégia pode fazer com que as vendas aumentem 50%.
Por que essa é uma estratégia relevante para ecommerce?
O ecommerce é um setor que está em constante crescimento, este é um fato. A previsão para o ano de 2022 segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de um faturamento equivalente a R$169,5 bilhões.
Isto posto, podemos entender que investir nas estratégias de marketing para o crescimento de ecommerce é uma forma de garantir o sucesso da empresa.
Entretanto, vale dizer que a tática de atração de clientes não é tão valorizada quanto deveria ser, uma prova da sua importância, é que no e-mail marketing, a cada R$1 investido, ele é convertido em média de R$38. Essa é uma forma muito vantajosa de ter retorno, não é mesmo?
Logo, temos que concordar que a estratégia de e-mail marketing é uma solução para o ecommerce que tem como objetivo vender, atrair novos consumidores, gerar valor de marca e relacionar com o público.
Além disso, o custo de investimento não é alto, sendo essa ferramenta viável para todos os segmentos de ecommerces.
Leia também: Marketing para ecommerce: como diferenciar seu negócio na internet.
Quais são os tipos de e-mail marketing para ecommerce?
Existem diferentes e-mails, assim fica mais fácil escolher qual se adequa mais ao tipo de negócio e ao tipo de estratégia que deve ser realizada. Vejamos, quais são:
Trilha de boas vindas
Neste caso, a instituição está começando a se relacionar com um novo contato.
Aqui, é importante que a empresa compreenda que este é um cliente que pode se tornar um comprador fiel e um divulgador gratuito da marca, tudo vai depender da experiência que ele vai adquirir neste início de relacionamento entre empresa e consumidor.
Um e-mail de boas-vindas deve ser enviado para o usuário que deixa o seu contato quando assina uma newsletter ou baixa um e-book. Em outras palavras, ele está mantendo o primeiro contato, podendo haver interesse em comprar ou apenas obter mais informações.
Por exemplo, uma empresa de marketing pode disponibilizar um e-book cheio de novidades sobre o mercado do ecommerce. Neste caso, o usuário que baixa esse conteúdo, quer ter acesso às informações, mas também pode se interessar pelos serviços que a empresa disponibiliza.
Entretanto, para realizar esta abordagem, a empresa de marketing teria que desejar boas vindas ao lead, para que só depois realize uma abordagem mais caracterizada, oferecendo serviços.
Sendo assim, é de fundamental importância que a relação inicial seja trabalhada, ou seja: enviar trilha de e-mail de boas vindas, incentivar o lead, criar expectativas e engajar com o mesmo.
Todos estes passos mencionados podem ser trabalhados por e-mail, basta saber utilizar as técnicas que atraem e que fazem com o cliente abra, leia o conteúdo que foi enviado e interaja com ele.
Pesquisa ou feedback
Entender sobre o consumidor é essencial para qualquer segmento de negócio, pois esse é um dado que permite à empresa realizar modificações que deixam as ações de marketing mais assertivas.
Além disso, o cliente se sente à vontade e ouvido quando essa atenção é oferecida, ele consegue compreender que as dores dele é uma prioridade para a marca, o que é muito positivo, pois a relação também é trabalhada dessa forma.
Permitir que o cliente avalie diferentes aspectos pode deixar o serviço ou o produto ainda mais qualificados, basta trabalhar e aplicar as melhorias necessárias.
Abandono de carrinho
Outra forma interessante que serve muito para o ecommerce, é utilizar o e-mail para enviar mensagem aos clientes que abandonaram o carrinho e não finalizaram a compra.
Existem diferentes motivos pelos quais o usuário pode abandonar o carrinho no meio da compra, pode ser porque ele esqueceu de concluir, não achou que o frete compensa, está apenas navegando ou porque o site apresenta um problema.
Enfim, as possibilidades são muitas, mas o que queremos dizer com isso é que, essa é uma estratégia de recuperação, para fazer com que a pessoa volte e finalize a compra.
Junto a essa estratégia, é interessante oferecer descontos ou alguma outra vantagem, para que o usuário seja impulsionado a voltar para o site e comprar.
Que tal recuperar 10% das vendas com o envio desse e-mail? Isto é possível se o ecommerce ceder o frete grátis, melhorar o processo de checkout do site, investir na experiência e na usabilidade do site, oferecer autoatendimento de chat e disponibilizar diferentes formas de pagamento.
Não adianta enviar um e-mail para usuários que abandonam o carrinho se o site do ecommerce não atende as principais tendências para o ecommerce.
Vale lembrar que o e-mail é sim uma tática essencial, mas que deve ser utilizada em conjunto com outras estratégias, para oferecer aos clientes as melhores experiências.
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Até a próxima!