Os ruídos na comunicação acontecem quando as informações transmitidas não são bem-sucedidas. No mundo empresarial, é necessário saber identificar a origem desse problema, para que as mensagens sejam passadas adiante com clareza.
Treinar e sensibilizar os funcionários sobre a importância da informação eficaz pode ajudar a resolver ruídos na comunicação.
Vale lembrar, que esse problema na mensagem pode ocorrer em diferentes canais, seja nos aplicativos digitais ou até mesmo no cotidiano corporativo.
O objetivo da comunicação é fazer com que todas as partes envolvidas possam expressar suas opiniões e compreender a perspectiva dos outros.
E se você ainda não sabe como evitar esses ruídos e quer entender mais sobre esse assunto, continue conosco. Confira os temas abordados no conteúdo:
- O que são ruídos na comunicação;
- Quais são os resultados negativos dos ruídos na comunicação;
- Quais fatores contribuem para esses ruídos na comunicação;
- Como evitar ruídos na comunicação.
O que são ruídos na comunicação?
Todo mundo já se deparou com uma situação na qual a conversa foi interpretada de forma errada, não é mesmo?
Essas são situações que podem ocorrer durante uma discussão ou em uma simples conversa sobre o trabalho.
Isso porque, há ruídos na comunicação, que são interferências ou distorções que afetam a transmissão e a compreensão de uma mensagem entre as pessoas.
Para minimizar esses ruídos, é importante incentivar o diálogo de forma clara e objetiva, garantindo a formação linguística e cultural da equipe.
Quais são os resultados negativos dos ruídos na comunicação?
Uma estratégia de comunicação será essencial para evitar ruídos, pois eles podem resultar em mal-entendidos entre os membros da equipe.
Desse modo, a produção e o resultado final do trabalho podem ser comprometidos.
É importante lembrar, que isso pode prejudicar a capacidade da equipe de alcançar seus objetivos, reduzindo a produtividade. A tomada de decisões também pode ser equivocada se a informação não for clara.
Esses são fatores que podem fazer a empresa perder seus clientes, visto que a comunicação interna não é eficiente.
Consequentemente, os danos são direcionados a reputação da marca e sua imagem no mercado. Com isso, as pessoas podem escolher produtos ou serviços de concorrentes em vez da marca mal vista, prejudicando o setor financeiro.
Assim também, a capacidade da empresa de atrair investimentos ou negociar acordos comerciais pode ser afetada.
Leia também: 5 gatilhos mentais que tornam a sua comunicação mais efetiva
Quais fatores contribuem para esses ruídos na comunicação?
Saber identificar os fatores que causam ruídos na comunicação é necessário, para que assim as estratégias possam ser desenvolvidas. Vejamos quais fatores causam essa situação:
- Ambiente agitado: locais com muito barulho e distrações podem atrapalhar a comunicação entre o emissor e o receptor, gerando o ruído na informação transmitida;
- Canais de comunicação tecnológicos: a utilização inadequada de tecnologia, como e-mail ou mensagens de texto, pode levar a mal-entendidos ou interpretações equivocadas devido à falta de nuances ou contexto;
- Diferenças de poder: desequilíbrios de poder ou status entre os envolvidos na comunicação podem prejudicar a capacidade de ouvir e compreender o ponto de vista do outro;
- Falta de envolvimento da equipe: um time desengajado ou desmotivado não realiza um trabalho com êxito, podendo acontecer mal-entendidos ou interpretações equivocadas ao passar uma mensagem.
Como evitar ruídos na comunicação?
Para evitar todas as situações e consequências mencionadas durante o artigo, nada melhor que desenvolver uma estratégia de comunicação, não é mesmo?
Assim, a corporação pode ter a transmissão de informação eficiente, melhorando de forma significativa as relações de trabalho, o clima organizacional, a produtividade e a imagem da marca diante do mercado.
Essa é uma oportunidade para criar novas parcerias e projetos relacionados aos negócios.
Para evitar ruídos na comunicação e obter os benefícios dessa troca, é necessário:
Entendendo o processo de comunicação
O processo envolve algumas etapas. Primeiro, a informação é transmitida e logo depois, codificada pelo receptor, sendo essa a etapa da compreensão do que foi dito.
Logo, a mensagem é recebida pelo destinatário e pode ser compreendida ou mal-interpretada, tudo depende do entendimento do destinatário e da qualidade da transmissão.
Quando a empresa percebe esse processo, ela consegue definir quais metas devem ser traçadas para que os ruídos na comunicação não aconteçam.
Desenvolvendo uma estratégia para proporcionar bem-estar:
Palestras e atividades que envolvam os funcionários são alternativas interessantes para trabalhar o diálogo e o bem-estar no trabalho.
Com isso, os funcionários começam a ter um estímulo maior para engajar-se com a corporação na qual trabalha. Essa é uma ação que não custa caro e é benéfica.
Proporcionando treinamentos para a equipe:
A comunicação eficaz pode ajudar a prevenir e resolver conflitos entre membros do time, aumentando a colaboração e o trabalho em equipe.
Com a orientação de um profissional, esses trabalhadores saberão identificar quando os ruídos na comunicação estão acontecendo, entendendo a necessidade de encontrar ferramentas para resolvê-los.
Definindo meios de comunicação apropriados:
Diferentes canais de comunicação podem atrapalhar a mensagem, principalmente se elas forem transmitidas através de diversas plataformas digitais. O ideal é determinar um único meio para passar a informação.
Por exemplo, para mensagens complexas ou que precisam ser documentadas, o e-mail pode ser mais apropriado do que canais como o telefone ou o bate-papo.
A ideia é escolher o meio mais eficaz para o tipo de empresa, levando em consideração suas necessidades e demandas diárias. Focar no único recurso faz a diferença e evita ruídos.
Se você chegou até aqui, compreendeu a importância de evitar ruídos na comunicação, mas ainda não sabe por onde começar, conte com o Grupo Partners.
Podemos ajudar a sua corporação a gerar resultados precisos, estando sempre alinhado aos objetivos estratégicos da marca. Entre em contato e conheça nossos serviços.