O e-commerce é um setor em exponencial crescimento nos últimos anos, e a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e sucesso das empresas que estão se adaptando a essa modalidade.
Para termos uma noção de como este formato de venda online está crescendo, podemos mencionar uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen em parceria com o Bexs Banco, que demonstrou que as vendas do e-commerce no Brasil em 2021 chegaram a R$ 53,4 bilhões.
Esses dados demonstram como a evolução digital oferece oportunidades para as empresas inovarem e fazerem negócios no ambiente virtual, sendo possível alcançar novos públicos e vender mais.
A comunicação digital aplicada de forma correta ajuda a manter uma relação duradoura com os consumidores e fortalece a imagem da marca, principalmente no digital.
Cada modalidade de e-commerce tem suas particularidades, assim como cada um tem seu público diferenciado, por este motivo a importância de saber comunicar da forma certa.
Esse é um fator que influencia diretamente na relação com os clientes e as vendas. Continue conosco, durante o artigo vamos explicar como a comunicação digital para o comércio eletrônico deve ser feita, quais são os benefícios e como esse fator é essencial para as empresas.
Boa leitura!
Qual a importância da comunicação digital?
Hoje com a tecnologia temos facilidade para manter a comunicação com as pessoas sem limitações geográficas. Baste usar a internet e conseguimos nos manter conectados com o mundo.
As redes sociais também facilitam esse fator, pois o número de usuários com acesso à internet no mundo chega aos 4,66 bilhões, conforme demonstra o relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite.
Essa comunicação é essencial para as empresas, visto que é uma excelente oportunidade para qualquer segmentação de negócio.
O público-alvo das instituições também podem ser encontrados neste ambiente, e para que este realize a compra online, é necessário transmitir aos consumidores segurança, por isso é fundamental trabalhar a maneira de comunicar.
A título de exemplo, podemos citar as informações encontradas na pesquisa da edição PPI Brasil 2021, da InPress, onde foi apontado que 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito. Os dados foram realizados através de uma análise da reputação das maiores corporações que atuam no Brasil.
Ou seja, a comunicação é o caminho para criar posicionamento e reputação do e-commerce e transmitir confiança aos consumidores.
O que é e-commerce e qual a sua importância?
O e-commerce, que também podemos chamar de comércio eletrônico, é uma modalidade de venda online muito inteligente para os investimentos.
A internet é um meio diverso, principalmente para a venda e compra de produtos e serviços. As empresas que têm essa percepção, conseguem se adaptar ao novo comportamento do consumidor e as tendências do e-commerce, criando uma loja online para que a comunicação seja inovadora e crie laços com o consumidor.
Conforme os dados divulgados pela pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco, em 2021, o e-commerce brasileiro atingiu R$ 53,4 bilhões.
Esses dados nos chamam atenção sobre como esse tipo de negócio é importante e está crescendo no Brasil. Essa é uma oportunidade para qualquer tipo de comércio, pois as compras de produtos e serviços através do digital tem sido a preferência dos consumidores.
O novo comportamento de compra foi influenciado principalmente pela pandemia, quando a covid-19 chegou ao Brasil. A compra rápida e cômoda é bastante eficaz, não é mais necessário sair de casa e perder tempo para escolher um produto, basta acessar a internet e pronto, recebemos os itens comprados online em casa.
O levantamento da NZN Intelligence atestou que estes hábitos de consumo vêm mudando no Brasil, uma vez que 74% dos usuários preferem comprar online.
Como a comunicação digital pode ajudar nas empresas?
Como já mencionado durante o artigo, a comunicação é indispensável para as empresas, especialmente porque as pessoas consomem bastante o espaço digital.
Essa comunicação quando é bem feita, seja ela através de anúncios e publicidades, passa para o receptor uma determinada informação, sendo esta uma forma de chamar atenção e atrair o consumidor para realizar a compra de um serviço ou produto.
Além disso, a comunicação é importante para que seja reforçado o fortalecimento do relacionamento da empresa com o cliente, pois este é um dos principais fatores que contribuem com a fidelização.
Em outras palavras, queremos dizer que quando a empresa se comunica, o usuário interpreta essa ação de forma positiva por se sentirem únicos e acabam colocando a marca como uma das suas favoritas no mercado.
Outro ponto vantajoso que a comunicação proporciona, é a presença online, que é criada para impactar o comprador, estando a empresa presente em diferentes plataformas para engajar-se com o consumidor.
Também é adquirido uma geração de valor quando se comunica, pois com a relação estabelecida entre cliente e empresa, a compra do produto ou serviço, passa a ter mais sentido para o consumidor.
Como é feita a comunicação para e-commerce?
A comunicação para e-commerce pode ser feita através do blog, WhatsApp Business, chat online, redes sociais e e-mail marketing.
Todas essas são ferramentas que auxiliam as lojas online a comunicar e vender. O blog pode ser desenvolvido para informar o usuário de forma mais aprofundada sobre os serviços ou produtos.
É também uma forma de convencer o leitor a tomar uma decisão de compra. Assim também é com a comunicação através das redes sociais, que podem servir para criar engajamento com o público.
O WhatsApp Business e o chat online têm finalidades parecidas, pois podem ser utilizados para responder às dúvidas e não deixar o cliente esperando por um retorno.
No caso do e-mail marketing, essa é uma estratégia bastante eficiente que cria aproximação direta e provocar uma ação no usuário, podendo essa ação ser uma visita ao site, assinatura de newsletter, finalização de uma compra no carrinho do site ou apenas para direcionar o leitor a um conteúdo do blog.
Quais são os benefícios?
Agora que já nos referimos sobre a importância da comunicação digital para o e-commerce, separamos aqui alguns tópicos para explicar sobre os benefícios, vamos lá?
Atrai novos consumidores
O investimento nos meios de comunicação atrai novos consumidores, justamente porque a comunicação tem o papel de informar as pessoas sobre um produto ou serviço que elas têm interesse.
As ferramentas de comunicação virtuais cumprem muito bem com esse papel de atrair novos públicos, se forem feitas da maneira correta.
Vale lembrar que não basta colocar no Instagram uma foto e esperar que uma mágica aconteça. É necessário criar um planejamento estratégico para outros meios de comunicação para obter resultados.
Fideliza clientes
Já realizamos uma breve citação sobre a fidelização, mas vale frisar que ela também acontece quando as marcas fazem parte do dia a dia de seus consumidores. Não queremos dizer com isso que é para enviar mensagens excessivas, até porque isso soa invasivo.
O ideal é que através dos meios de comunicação, as organizações possam conquistar seus clientes para que estes sempre voltem para realizar mais compras e divulguem para outras pessoas a satisfação dessa ação.
Entretanto, para que isso aconteça, é preciso oferecer ao público soluções, suporte rápido, cupons, descontos, entregas ágeis, qualidade de produtos e serviços.
Esse processo envolve todos os passos, desde a logística aos aspectos que fazem parte das primeiras etapas que o cliente inicia até a ação final de compra.
Por essa razão, tudo deve ser bem estruturado e planejado, pois essa é uma qualidade que provoca no usuário a fidelidade.
Atendimento 24h
O atendimento é um fator essencial, pois não adianta um e-commerce ter um site bem estruturado funcionando perfeitamente, se deixa o consumidor esperando o dia todo para ter uma resposta.
Muitas vezes o usuário só precisa de informações básicas para tomar a decisão de compra, e por falta desse contato, a loja acaba perdendo esse possível cliente para a concorrência.
Sendo assim, vale realizar um investimento em chatbots, para que o atendimento seja personalizado e disponível 24 horas.
Aumenta os números de visitantes e a taxa conversão
A taxa de conversão é uma forma de verificar as estratégias de marketing digital. Isso acontece quando o número de visitantes aumenta e estes são convertidos através de uma landing page, formulários ou página de produto e-commerce.
Assim sendo, as pessoas que preenchem o formulário, por exemplo, têm maior interesse e estão mais propensos a comprar. Esse contato que deixa suas informações é chamado de lead e ele pode ser abordado de diferentes maneiras, como recebendo o envio de uma newsletter sobre descontos em seu email.
Mais chances de vendas sem limites geográficos
O digital nos oferece essa oportunidade de comunicar e vender sem limitações, pois a compra e a informação funcionam para todo território nacional ou internacional.
Se uma determinada organização pretende vender e expandir a marcar, essa é uma das vantagens de aderir ao comércio eletrônico.
Acesso a resultados e monitoramento dos negócios
O acesso aos resultados também é possível através dos meios de comunicação, pois hoje temos acesso a ferramentas que são capazes de oferecer dados para que os empresários possam analisar se o investimento está tendo retorno e se as estratégias aplicadas devem ser reformuladas ou não.
Desta maneira, fica mais fácil tomar decisões estratégicas, pensando no retorno que elas irão trazer para o e-commerce.
Importância da comunicação digital para o e-commerce
A tecnologia tem sido uma ferramenta extremamente útil para as empresas, principalmente para as que querem migrar para o formato de e-commerce, pois este avanço engloba a comunicação, que por sua vez tem capacidade de trazer muitos benefícios e o sucesso das vendas, como você pôde acompanhar durante o decorrer deste artigo.
Agora que você já sabe a importância da comunicação, que tal descobrir mais sobre como traçar uma estratégia eficiente? Fique por dentro de tudo que acontece no digital, acompanhe nossos conteúdos!