Sabe aquele empurrãozinho que o cliente precisa para finalizar uma compra? É possível usá-lo com o poder da comunicação persuasiva. Esses estímulos, no entanto, podem fazer muito mais do que isso, atuando ativamente para aumentar suas taxas de conversão.
Mas, afinal, o que é um gatilho mental e como usá-lo em uma estratégia de comunicação? Continue lendo e descubra essas e outras respostas.
O que é um gatilho mental?
Os gatilhos mentais são estímulos que a mente recebe para facilitar o processo de tomada de decisão. Por meio de impulsos, o cérebro delega ao inconsciente uma série de escolhas cotidianas, para economizar esforço e energia, que são direcionadas para decisões mais complexas.
Dentro das empresas, é possível utilizar gatilhos mentais para melhorar a comunicação interna, fazendo com que ela seja conduzida pelo inconsciente, a partir do uso dos estímulos corretos.
O gatilho é poderoso porque, além de estimular a comunicação interna, estimula a conversão imediata de lead.
Existe uma longa lista de gatilhos mentais, e separamos alguns aqui que vão te ajudar.
Curioso? Então, continue lendo e descubra como usar e quais são os principais exemplos de gatilhos mentais.
5 exemplos de gatilhos mentais na comunicação
1. Escassez
O gatilho da escassez estimula decisões em torno de algo que é raro ou que pode acabar. Assim, gera um certo medo no consumidor de perder uma oportunidade de ter acesso a algo exclusivo.
Dentro de um e-commerce, é possível utilizar esse gatilho mental para vendas on-line de produtos e indicam que determinado item tem poucas unidades disponíveis.
A sensação de que algo pode acabar, ou que poucas pessoas conseguirão acessar aquele item, gera um estímulo de compra impulsionado pelo desejo de ter algo especial.
Lembre-se de incluir itens em suas páginas de produtos para indicar que o estoque pode acabar a qualquer momento.
Em um e-mail marketing, você pode usar o argumento de que o número de compradores que terão acesso a uma oferta é limitado, por exemplo: “oferta válida para os 10 primeiros compradores”.
2. Urgência
A urgência é um gatilho mental que funciona de forma semelhante à escassez, porque incentiva o imediatismo da compra.
Além disso, essa comunicação, desperta no consumidor a preocupação de que ele corre o risco de perder algo importante, único e de valor.
Porém, diferentemente da escassez que trabalha com a quantidade de produtos, a urgência se concentra em estimular a compra pelo prazo da oferta.
Alguns exemplos de uso do gatilho são: “oferta válida até quinta-feira (20 de outubro)”; ou “você tem 5 minutos para concluir a compra e receber 10% de desconto no seu pedido”.
A oferta nem sempre precisa estar relacionada ao preço, mas também a outras vantagens, como brindes exclusivos.
Seja usando um gatilho de escassez ou um gatilho de urgência, sua comunicação pode contar com a ajuda de pop-ups de retenção que apresentarão as ofertas destacadas no site, para compras feitas naquele dia ou nos próximos minutos, por exemplo.
Use o recurso para impor o timeout das promoções e outras vantagens às quais o cliente terá acesso.
Os pop-ups de retenção devem aparecer em momentos estratégicos para fidelizar o cliente na loja virtual e aumentar as chances de conversão.
3. Prova social
O consumidor on-line não quer ser enganado e tem medo de comprar um produto de baixa qualidade ou de uma empresa que não entrega o item no prazo.
Ao usar a prova social como gatilho mental na comunicação, você oferece segurança ao cliente mas, além disso, usa a opinião de outras pessoas para incentivar uma compra.
A opinião de terceiros é um elemento muito relevante para a tomada de decisão e pode estimular a comunicação e gestão da marca, transmitindo a segurança necessária a um consumidor que está em dúvida sobre determinado produto.
O uso de influenciadores digitais pode ser uma alternativa para quem deseja ampliar seu alcance e se comunicar melhor com o lead, utilizando a prova social como aliada.
No entanto, outras opções estão disponíveis, como o uso de avaliações nas páginas de produtos.
Essas avaliações podem ser por meio de recursos como número de estrelas de um determinado item ou, até mesmo, usar janelas de recomendação com os produtos mais vistos e mais vendidos ou o que outros clientes estão comprando.
Afinal, essa também é uma forma de compartilhar a aprovação social sobre o item.
4. Novidade
Essa forma de comunicação é um poderoso gatilho mental, tendo em vista que o ser humano tende a ser ansioso e compulsivo.
Os cientistas dizem que quando somos expostos a algo novo, há um aumento na liberação de dopamina.
Para atrair consumidores, inclua, por exemplo, uma janela exibindo os lançamentos de sua loja.
Essas novidades despertam sempre o interesse e a curiosidade dos consumidores e, por isso, eles acabam comprando para satisfazer sua ansiedade.
5. Reciprocidade
É comum que as pessoas, ao receber algo de alguém, tenham o impulso de retribuir o favor. Mas, como utilizá-lo na comunicação da sua empresa?
O gatilho mental da reciprocidade traz um retorno de médio ou longo prazo e está intimamente relacionado à capacidade da sua empresa de estabelecer relacionamentos com os consumidores, além dos discursos de compra e venda.
Cada vez mais, os consumidores querem ter boas experiências e isso inclui boa comunicação e gestão que constroem com as marcas.
Dito isso, o gatilho de reciprocidade pode ser utilizado a partir de ações que envolvam brindes, cupons de desconto e mensagens especiais em datas comemorativas, como o aniversário do cliente, por exemplo.
Ao longo do ano, contribua para o sucesso do cliente. Em datas especiais, invista em brindes e envie mensagens personalizadas.
Isso gera um sentimento de gratidão, que estimula o consumidor a pensar em você quando precisar comprar novamente.
Conclusão
O uso de gatilhos mentais para uma comunicação mais efetiva deve priorizar a experiência do usuário, em todos os canais.
Uma das maneiras de se aprofundar ainda mais em comunicação de forma efetiva é por meio do uso correto de ferramentas que vão, ao mesmo tempo, melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as taxas de conversão.
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Até a próxima.