A comunicação 360 graus é uma estratégia poderosa que trabalha a interação entre a empresa e diferentes públicos.
O objetivo é alcançar o público-alvo de uma marca de forma abrangente e integrada, por meio de diferentes canais de comunicação. Essa ferramenta é essencial para promover a satisfação dos clientes com os serviços ou produtos de uma empresa.
Entendemos que a conexão com o público é algo fundamental e as marcas, por isso, devem estar atentas às plataformas digitais para trabalhar essa comunicação, pois o consumidor também está presente nesses canais.
Para termos uma ideia, no ano de 2022 as estatísticas apontavam um número de 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, segundo os dados apontados na pesquisa realizada pela RD Station.
É justamente essa abordagem que a comunicação 360 leva em consideração, pois o consumidor de hoje é multiplataforma e busca interagir com as marcas de diferentes formas.
Para que a mensagem da marca seja efetiva, ela deve estar presente em todos esses canais e ser coerente em sua abordagem e é sobre essa organização que vamos falar no conteúdo de hoje. Confira os temas:
- O que é comunicação 360;
- Como funciona a comunicação 360;
- Qual o principal foco da comunicação 360;
- Quais as vantagens da comunicação 360;
- Como organizar uma comunicação 360;
O que é comunicação 360?
A estratégia de comunicação reúne todos os serviços de marketing em um só lugar.
Dessa forma, a busca é voltada para encontrar o público-alvo por meio de diferentes canais e mídias.
A tática é essencial para ajudar a construir uma imagem de marca mais forte e coesa, o que pode resultar no aumento do ticket médio da instituição.
Em resumo, a comunicação 360 pode ajudar a melhorar a eficiência do investimento em marketing e publicidade, pois as diferentes áreas da comunicação trabalham em conjunto.
Como funciona a comunicação 360?
A comunicação 360 graus é importante, especialmente hoje em dia, já que o consumidor está cada vez mais conectado e interage com as marcas de diversas formas, como aplicativos e sites.
Para isso, é necessário que a marca busque agências que realizam esse tipo de planejamento integrado. Só profissionais preparados e que sabem utilizar as ferramentas corretas conseguem definir um posicionamento claro e coerente.
A agência 360 identifica o público-alvo e entende quais são os canais e mídias mais viáveis para comunicar.
Logo, uma equipe formada por profissionais de áreas diferentes da comunicação trabalham em conjunto, compartilhando informações e coordenando suas ações para atingir objetivos traçados.
Qual o principal foco da comunicação 360?
O principal foco da comunicação 360 é proporcionar uma experiência completa e integrada ao consumidor através de uma integração de todas as áreas.
Essa tática envolve profissionais de publicidade, marketing, relações públicas, mídia social, eventos, promoções, entre outros, em uma estratégia integrada e com os objetivos da marca.
Quais as vantagens da comunicação 360?
A empresa que realiza o investimento na comunicação 360 pode obter diversas vantagens, como:
- Aumenta o engajamento com o público;
- Fortalece a comunicação de forma clara e objetiva;
- Melhora o desenvolvimento das campanhas executadas;
- Fortalece a imagem da marca;
- Trabalha a relação com colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade em geral;
- Amplia a visibilidade da marca.
Logo, podemos ressaltar a importância do investimento na comunicação 360, pois essa estratégia pode ajudar as empresas a criarem uma imagem de marca mais forte, uma vez que a comunicação é trabalhada para trazer benefícios para o relacionamento com o público-alvo. Consequentemente, os resultados também impactam diretamente no aumento das vendas e na fidelidade dos clientes.
Como organizar uma comunicação 360?
Agora que já entendemos a importância da comunicação 360 graus e como ela pode ser essencial para trazer diferentes benefícios para a empresa, devemos aplicá-la. Para isso, alguns passos são necessárias, como:
- Entender bem o público-alvo: antes de desenvolver qualquer plano de ação de marketing, é indispensável entender com quem estamos comunicando. Essa é uma maneira de garantir que a mensagem seja eficaz.
- Determinar objetivos: depois de entender o consumidor, os objetivos e metas devem ser claras, como por exemplo: aumentar as vendas, fortalecer a imagem da marca, fidelizar clientes, entre outros.
- Escolher os canais de comunicação: para garantir que a comunicação 360 seja coerente em todos os pontos de contato com o consumidor, vale determinar em quais canais ela será veiculada, mantendo a padronização da mesma.
- Monitorar e avaliar a eficácia da comunicação: o monitoramento é importante para compreender se as ações estão trazendo os resultados esperados da comunicação 360. Assim, é possível saber o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado na estratégia.
- Ter uma equipe preparada: os profissionais da comunicação são especialistas e entendem como o mercado e o consumidor funcionam, sendo essa duas ferramentas cruciais para entregar um trabalho estratégico. Dessa forma, a empresa alcança os objetivos traçados e tem sua marca bem vista e posicionada.
Para organizar uma comunicação 360 eficaz, é importante definir metas, conhecer o público-alvo, desenvolver uma mensagem clara e consistente, identificar os pontos de contato com o consumidor, desenvolver uma estratégia integrada, monitorar e avaliar constantemente a eficácia da comunicação.
Esse é um trabalho minucioso, que deve ser feito por uma agência qualificada, que compreende que a comunicação precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.
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