Comunicação assíncrona: o que é e quais são os benefícios

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Talvez as pessoas não saibam o que significa a expressão “comunicação assíncrona”, mas certamente já a utilizam em seu dia a dia, especialmente no ambiente de trabalho. 

Neste artigo vamos entender o que é comunicação assíncrona, alguns dos seus benefícios e como aplicá-la de maneira estratégica para aumentar a produtividade da sua equipe. 

Continue a leitura e fique por dentro dessa tendência que só cresce, tanto no mercado de trabalho, como nas relações interpessoais. 

O que é comunicação assíncrona

Comunicação

São diálogos deslocados no tempo e no espaço, ou seja, quando você não está no mesmo lugar que a pessoa e a conversa não acontece de maneira simultânea. 

Este segundo ponto é bem importante para diferenciarmos a comunicação síncrona da comunicação assíncrona. Afinal, boa parte das comunicações atualmente são realizadas de maneira on-line, logo o espaço não é o mesmo. 

Porém, uma conversa entre duas pessoas em lugares diferentes não necessariamente é assíncrona. O que vai marcar essa diferença é se elas estão conversando ao mesmo tempo ou não. 

Veja aqui alguns exemplos:

Comunicação síncrona

  • Conversas pessoalmente; 
  • Videochamadas;
  • Ligações;
  • Trocas de mensagens instantâneas, apenas quando a troca é simultânea; 
  • Todas as comunicações em tempo sincrônico. 

Comunicação assíncrona 

  • E-mails; 
  • Bilhetes;
  • Trocas de mensagens não simultâneas; 
  • Todas as comunicações acontecem quando as duas pessoas estão em tempos diferentes. 

Leia também: Comunicação e posicionamento de marca: o guia completo.

Qual forma de comunicação é mais eficiente

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As duas comunicações possuem características que podem ser vantajosas ou não, dependendo da situação. 

No ambiente de trabalho, por exemplo, o mais importante é aprender a extrair o melhor de ambas, usando cada uma no momento certo para que o diálogo seja claro e eficiente. 

Quando usar a comunicação síncrona 

Essa comunicação é mais espontânea, humana e proporciona respostas mais rápidas. Portanto, pode ser vantajosa nos seguintes casos:

Temas a serem tratados com urgência

Se for preciso obter uma resposta, um direcionamento ou feedback rápido, o ideal é ir até a pessoa, se ambas estiverem em um mesmo ambiente físico. Caso contrário, pode ser feita uma ligação ou uma videochamada. 

Debates, discussões ou reflexões

Assuntos que demandam a troca de ideias e diferentes pontos de vista, como um brainstorming ou planejamento de uma nova campanha. Situações em que é importante criar um ambiente favorável para que as pessoas se expressem de maneira fluida e espontânea, trazendo boas sugestões, preocupações e evitando mal-entendidos. 

Cuidado humanizado

Tanto as celebrações quanto os comunicados delicados merecem um encontro, seja ele presencial ou virtual. São temas que demandam trocas mais pessoais e humanas. Isso é válido para boas notícias como feedbacks positivos e promoções, como também para feedbacks negativos e demissões. 

Quando usar a comunicação assíncrona

A comunicação assíncrona proporciona mais tempo para pensar, organização das ideias e maior objetividade. Alguns casos que podem ser mais interessante são:

Tratar de assuntos que demandam maior análise 

Existem temas que ao invés de uma troca de ideias demandam maior estudo e pensamento lógico. Nestes casos, a comunicação assíncrona é uma ótima pedida, pois você envia a mensagem e a outra pessoa tem tempo para organizar uma resposta mais elaborada e consistente. 

Transmitir informações práticas

Para comunicar dados ou estatísticas, por exemplo, e-mails são uma ótima opção. Afinal, as informações ficam registradas, para que você e a outra pessoa acessem no momento em que for mais conveniente e possam voltar à mensagem quando precisarem. 

Conversas oficiais 

Quando é necessário registrar o que foi tratado, a comunicação assíncrona costuma ser mais eficiente. Você tem tempo de organizar as ideias de maneira mais estruturada, clara e objetiva para consulta posterior.  

Benefícios da comunicação assíncrona 

A comunicação assíncrona muitas vezes é vista como uma maneira fria, distante e impessoal de expressar as ideias, gerando resistência em muitas pessoas. 

A verdade é que tudo depende do ponto de vista, pois ela também possui diversas vantagens, então vamos citar aqui algumas delas:

Objetividade

Em geral, as chances de desviarmos o assunto são muito maiores quando mantemos um diálogo simultâneo. Em conversas assíncronas fica mais simples irmos direto ao ponto e mantermos o foco.

Agilidade 

Aqui é importante destacar a diferença entre urgência e agilidade, se você precisa de uma informação com urgência, talvez o melhor seja realizar uma ligação. Porém, se o objetivo é dar uma informação importante para o time, certamente um e-mail bem explicado gastará menos tempo de trabalho do que convocar uma reunião. 

Clareza 

Na comunicação assíncrona, você consegue organizar e estruturar melhor as suas ideias antes de transmitir informações. É mais provável que a mensagem chegue de maneira clara e gere menos dúvidas em quem está lendo ou escutando.   

Uma boa comunicação deve ser híbrida 

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Misturar as duas formas de trocar informações é o ideal. Dessa maneira, você consegue aproveitar o melhor de ambas e alcançar uma comunicação mais completa, clara, humana e dinâmica.

Certamente você já faz isso em sua rotina de trabalho. Com maior consciência do quanto isso é importante e se planejando para extrair o melhor do que cada ferramenta tem a oferecer, conseguirá produzir com mais qualidade e menos esforço. 

Tirar alguns minutos para enviar um e-mail ou mensagem no chat para a equipe com as pautas da próxima reunião, por exemplo, dá a oportunidade para que todos se preparem e tragam suas dúvidas e sugestões, tornando o encontro mais dinâmico e eficaz. O mesmo pode ser feito depois da reunião com os principais tópicos abordados e as decisões tomadas. 

Em quais outras situações você acredita que as comunicações síncrona e assíncrona se complementam de maneira positiva?

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