A comunicação empresarial desempenha um papel fundamental no funcionamento e sucesso de uma empresa. Quando aplicada de forma inteligente, ela pode aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar o relacionamento com os clientes, fortalecer a imagem e a reputação da marca, ampliar as suas vantagens competitivas de mercado.
O texto de hoje aumentará seus conhecimentos acerca dos seguintes tópicos:
- O que é comunicação empresarial
- Atividades da comunicação empresarial
- Áreas da comunicação empresarial
- 4 estratégias para desenvolver a comunicação empresarial
- Como aplicar a comunicação empresarial no seu negócio
Boa leitura!
O que é comunicação empresarial
A comunicação empresarial se concentra na troca de informações, ideias e mensagens entre uma organização e seus diferentes públicos, como funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e sociedade em geral.
Ela engloba todas as formas de comunicação utilizadas por uma empresa – que abrangem diversas atividades – para transmitir sua mensagem de maneira clara, eficaz e coerente.
Atividades da comunicação empresarial
Uma boa comunicação empresarial deve ser completa, integrada e estratégica, ou seja, deve incluir diferentes atividades e canais que se complementam para transmitir uma mensagem comum, com um objetivo claro.
Ela deve abranger diversas atividades, como:
- gestão de crises;
- comunicação visual;
- branding;
- criação de newsletter;
- gestão de redes sociais; e
- outras.
Quanto aos canais de comunicação, é importante explorar várias possibilidades:
- e-mails;
- boletins informativos;
- redes sociais;
- sites;
- eventos;
- reuniões;
- entrevistas;
- comunicados de imprensa; e
- outros.
Áreas da comunicação empresarial
Todas essas atividades e canais podem ser agrupados em áreas, de acordo com o público ou com o objetivo a ser alcançado. Conheça algumas das principais:
Comunicação interna
Visa informar, motivar e engajar os colaboradores da empresa.
Comunicação externa
Refere-se à interação com clientes, fornecedores, parceiros e mídia.
Comunicação institucional
Envolve a construção e a preservação da imagem e da reputação da empresa.
Comunicação de marketing
Busca vender produtos e serviços, bem como fortalecer a marca. Existem ações de marketing pontuais e estratégias integradas, como o marketing 360°.
Todas essas áreas realizam a troca de informações e a transmissão de conhecimentos dentro e fora da empresa. Veja a seguir algumas estratégias práticas que vão ajudar o seu negócio a implementar uma boa comunicação empresarial.
4 estratégias para implementar a comunicação empresarial
A comunicação empresarial é essencial para o sucesso de uma organização. Ela ajuda a construir relacionamentos sólidos, fortalece a imagem da empresa, aumenta a confiança dos stakeholders e facilita a disseminação de informações importantes.
Para te ajudar a implementar uma comunicação brilhante, separamos estratégias simples e eficazes.
- Conheça seus públicos
A comunicação empresarial trabalha com diferentes públicos. Alguns dos mais relevantes são público interno, clientes em potencial, acionistas, mídia e concorrentes. É importante que a equipe de comunicação conheça o perfil de cada um, entenda quais são as dores, os desejos, os interesses, as necessidades e as preferências desses públicos.
Isso é fundamental para transmitir a mensagem de forma adequada para cada um deles. Quanto mais precisas forem as informações, mais assertiva será a comunicação. Fazer pesquisas, enquetes e coletar feedbacks e depoimentos são ótimas ferramentas para aumentar a compreensão de um negócio sobre seus públicos.
- Explore canais de comunicação
Utilizar canais de comunicação variados é uma estratégia eficiente, pois ajuda sua mensagem a atingir perfis diferentes, que consomem conteúdo de maneiras variadas. Além disso, as informações podem ser complementares, de forma a transmitir um mesmo conteúdo sob ângulos e perspectivas diferentes e integrados.
Outra vantagem do uso de diferentes canais de comunicação é o reforço da mensagem. Quando uma pessoa tem acesso ao seu conteúdo em diferentes canais, como redes sociais, eventos, campanhas de publicidade, entre outros, as chances são maiores de que aquela ideia fique gravada em sua memória de longo prazo.
- Adote uma linguagem acessível
Evite jargões técnicos e termos complexos. Uma comunicação empresarial clara, simples e direta garante que a informação chegue ao público de forma leve e encontre menos resistência.
Conteúdos mais técnicos e densos devem ser usados de forma pontual para transmitir mensagens específicas, apenas para pessoas que já compreendem o assunto e demonstraram interesse em se aprofundar nele.
- Invista na comunicação interna
Uma comunicação interna eficiente é crucial para o engajamento dos colaboradores. Estabeleça canais que promovam a transparência e compartilhem informações relevantes.
Além disso, a comunicação empresarial para o público interno deve ser uma via de mão dupla. É importante promover espaços de discussão e estar aberto a receber feedbacks. Isso fortalece o engajamento e a confiança na organização.
Como aplicar a comunicação empresarial no seu negócio
As estratégias apresentadas devem ser adaptadas às necessidades e características de cada instituição. É importante considerar o setor de atuação e o porte, bem como, principalmente, se as estratégias adotadas estão aproximando a organização dos objetivos estabelecidos.
Se as vendas on-line estão entre os objetivos da sua empresa, leia nosso artigo completo, que ensina a traçar uma estratégia eficiente de comunicação para e-commerce. Um tema muito relevante, afinal, o setor tem crescido, movimentando somas crescentes de dinheiro a cada ano.
Para implementar a comunicação empresarial e usufruir de todos os seus benefícios, é importante contar com uma equipe qualificada para realizar as ações e ficar por dentro de todas as novidades e tendências do mercado. O blog da Partners está repleto de conteúdo aprofundado e atualizado sobre marketing e comunicação para orientar sua empresa a executar ações eficazes, melhorar a relação com seus públicos e alcançar seus objetivos.