Construir uma marca forte é essencial para o sucesso do seu e-commerce. Nós sabemos que a tecnologia avança exponencialmente, disponibilizando novas maneiras de realizar tarefas, mas os conceitos são os mesmos.
A comunicação sempre teve (e continua tendo) um papel importante na construção de marca de qualquer negócio. Porém, é preciso alinhar bem suas estratégias e garantir consistência em todos os pontos de contato que você tiver com o consumidor.
Assim, é possível aperfeiçoar a experiência dele cada vez mais. Além de reforçar a marca na mente dos usuários, agregar valor e gerar mais vendas.
De acordo com o relatório da Neotrust, o Brasil atingiu um volume recorde de compras online em 2021. Foram 78,5 milhões de compras somente no primeiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 57,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Um e-commerce de sucesso não surge do dia para noite, é necessário planejamento e investimento. Quer saber como construir uma marca forte? Continue lendo este texto até o final!
Conheça o perfil do consumidor
O primeiro passo para ter sucesso com seu e-commerce é conhecer o perfil do seu consumidor. Afinal, quanto mais você conhece alguém, melhor fica o relacionamento.
Não tem como construir uma marca forte sem conhecer seu público-alvo. Por isso, é necessário que todos da empresa dominem as características dos potenciais clientes. Isso vale tanto para quem está começando agora, quanto para as empresas que já estão há mais tempo no mercado.
Cada empresa tem um público com suas características próprias, como interesses, faixa etária, gênero, classe social, etc. Quando você estuda e conhece essas características, fica mais fácil encantar a pessoa, melhorando o resultado da sua divulgação.
Um bom caminho para traçar esse perfil é definir as personas, que são personagens semi-fictícios que descrevem o cliente ideal da empresa. Elas são bem específicas e apresentam as dores, necessidades, hábitos e comportamentos do consumidor que você deseja atingir.
É um erro pensar que um bom produto vende por si só. É preciso ir além e conhecer quem é o consumidor e quais suas expectativas. Assim, você poderá fazer com que a oferta de serviços e produtos esteja realmente alinhada com eles, aumentando as chances de vendas.
Defina seu posicionamento
Se você quer construir uma marca forte para o seu e-commerce, é preciso definir o seu posicionamento. Ou seja, a personalidade e os valores da sua empresa.
É a partir disso que você irá estruturar toda a forma que deseja ser lembrado na mente do seu público. Qual imagem você quer passar? Por exemplo, inovação na área, agilidade nas entregas, segurança diante dos imprevistos, etc.
Escolha os sentimentos e ações que representam sua marca para conseguir estabelecer objetivos mais assertivos e, assim, caminhar para alcançá-los.
O posicionamento é feito depois de conhecer o perfil do consumidor, pois essas informações são importantes para tudo estar bem alinhado. Afinal, não adianta você passar uma imagem que não seja atrativa para o seu público-alvo, não é mesmo?
Por exemplo: Se é definido que o público-alvo da empresa são jovens, é necessário focar em estratégias que encantem eles, como a agilidade e praticidade. Jovens não têm muita paciência e sempre buscam otimizar o tempo. Se você for ao contrário disso, pode perder possíveis clientes.
A dica é usar as características a favor da sua marca e destacar pontos que seu público valoriza.
Definir o posicionamento de um e-commerce é muito mais estratégico do que imaginam. É essencial para o crescimento e fortalecimento da marca e, não deve ser deixado de lado.
Estabeleça sua linguagem
Agora que você já conhece o seu público-alvo e definiu o seu posicionamento, chegou a hora de estabelecer a linguagem do seu e-commerce. Afinal, é preciso que o tom de voz esteja de acordo com os objetivos e valores da empresa, com o público-alvo que será atingido e com a imagem que a marca pretende passar.
Por exemplo, se você quer passar uma imagem séria e tem um público mais tradicional, é melhor optar pela linguagem formal. Mas, se você quer passar uma imagem jovial e tem um público mais moderno, pode optar por uma linguagem mais descontraída.
A comunicação é um poderoso instrumento para fortalecer o seu vínculo com os consumidores e, consequentemente, gerar identificação com a sua marca. O ideal é criar um guia de tom e voz para que todos os colaboradores estejam alinhados.
O guia ajuda a ter mais claro para quem a comunicação será direcionada e como será feita. Estabeleça se será utilizado gírias, variações regionais, emojis, etc. Além disso, todos os canais da empresa devem expressar o mesmo tom de voz, certo?
Preste um atendimento de excelência
Uma marca também se fortalece de acordo com a experiência do cliente. Não adianta realizar uma boa divulgação, atrair o usuário, mas pecar na usabilidade e atendimento do seu e-commerce.
Sendo assim, o contato do consumidor com a sua marca precisa atender a todas as suas expectativas. Invista em treinamentos e mantenha seus colaboradores motivados. É importante que o atendimento seja impecável, com educação, rapidez e praticidade na resolução dos problemas.
Ofereça uma experiência completa para conseguir fidelizar o seu consumidor. Se suas estratégias forem bem planejadas e executadas, é possível conquistar resultados positivos para sua marca e gerar a satisfação dos clientes.
Todos precisam estar focados no objetivo final que é encantar o consumidor. Afinal de contas, as pessoas falam sobre as experiências que tiveram, seja boa ou ruim. Prestar um atendimento de excelência é demonstrar que está realmente preocupado com o cliente. Isso reverbera pelo boca a boca e ajuda sua marca a construir uma boa reputação.
Invista em marketing digital
O marketing digital é muito importante para o e-commerce. É impossível falar em como criar uma marca forte sem citar a importância dessa estratégia.
Na prática, significa atrair e reter os usuários que possam se interessar por seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito tanto por meio da produção de conteúdo, quanto por anúncios segmentados.
A estratégia varia de acordo com as preferências e o próprio comportamento do seu público na web. Mas, vale ressaltar que apenas criar um site e uma página nas redes sociais não é o suficiente. É preciso traçar uma estratégia de comunicação eficiente.
Portanto, analise os diferentes cenários e fatores de maneira inteligente e baseada em dados sólidos. Conte com uma equipe interna ou agência de comunicação qualificada, com profissionais experientes e dedicados em aplicar o marketing digital para e-commerce de maneira adequada.
A importância da construir uma marca forte para o seu e-commerce
Para conquistar o sucesso do seu e-commerce é muito importante construir uma marca forte, e isso exige muita pesquisa, planejamento e persistência. Nós sabemos que não se constrói do dia para noite, mas é um investimento que faz toda a diferença no seu negócio.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender os pontos importantes que devem ser aplicados na estratégia de comunicação da sua loja virtual.
Para ficar por dentro das novidades e se destacar da concorrência, leia também: As principais tendências para o e-commerce brasileiro em 2022.