Quem está atento às tendências do setor comercial já sabe que o ecommerce está em alta com previsões de crescimento exponencial para os próximos anos.
O que talvez seja uma novidade é que esse mercado existe há aproximadamente seis décadas e tem apresentado um crescimento sólido desde então.
Se até hoje você teve alguma resistência em investir tempo e dinheiro para criar ou potencializar o seu negócio digital, este artigo te explicará:
- Por quê o e-commerce veio para ficar;
- Por que investir nas vendas online é um bom negócio para você;
- Como tornar o seu ecommerce relevante com o posicionamento digital.
Se já está no mercado digital há algum tempo ou começando agora, leia o texto completo, afinal conhecimento de qualidade nunca é demais. Você se mantém atualizado e motivado para fazer sua marca crescer na internet!
Porque o e-commerce veio para ficar
Não é à toa que os negócios on-line têm sido os queridinhos dos grandes investidores, o setor bate recordes de crescimento a cada ano.
De acordo com o E-commerce Brasil, em 2021, o faturamento foi de mais de R$161 milhões. Tudo isso apenas em território nacional.
Para 2022, a previsão da Neotrust é de que o setor cresça mais 9% no país. O que significa uma receita de R$174 bilhões.
Todos esses dados são muito instigantes, mas talvez você esteja se perguntando: será que esse é um investimento certo ou uma moda passageira?
Entenda de onde veio o e-commerce e quais as projeções para o setor e tire suas próprias conclusões.
Como surgiu o e-commerce?
A ideia apareceu na década 1960, porém era limitada a trocas e vendas entre empresas, o B2B. Foi nos anos 90 que ganhou notoriedade e o consumidor final se tornou o foco do setor.
O que já era uma tendência no mundo, chegou ao Brasil em 1995 de maneira tímida e ganhou popularidade em 1999.
Com a evolução da internet, as compras online começaram a deslanchar e as empresas passaram a investir cada vez mais no setor, melhorando a segurança, assistência e logística.
As vendas on-line já eram populares no Brasil e no mundo bem antes da pandemia e se tornaram uma solução eficaz durante o período de isolamento social.
O que será do e-commerce com o fim da pandemia?
Permanecer em casa durante bastante tempo trouxe mudanças significativas nos hábitos e comportamentos dos consumidores.
Agora, a tendência é de que as compras online deixem de ser uma obrigação e se tornem uma opção.
De acordo com a Ebit/Nielsen, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online no primeiro trimestre de 2021. E, segundo estudo mundial realizado pela empresa californiana Freschworks, 7 em cada 10 brasileiros pretendem continuar comprando online após a pandemia.
Porque investir nas vendas online é um bom negócio para você
Com a quebra das barreiras geográficas, seu negócio pode atingir consumidores de diferentes lugares. Isso facilita, e muito, o contato direto com o público-alvo.
Uma loja física será vista por quem está passando na região. Já seu site será encontrado pelas pessoas que procurarem pela sua loja, produto ou setor.
Ficou muito mais fácil conversar diretamente com quem deseja. Portanto, independente de qual seja o segmento, se você sabe quem é o seu consumidor, o ecommerce é uma ótima opção.
Se tem dúvidas de como chegar até seus clientes, leia nosso artigo sobre como traçar uma estratégia de comunicação eficiente para e-commerce.
Como tornar o seu e-commerce relevante com o posicionamento digital?
Relevante para quem? Essa é uma pergunta chave para começar a montar uma estratégia eficiente para se destacar no mundo digital.
Ao invés de conversar com todos os usuários, concentre seus esforços em comunicar com quem já se interessa pelo que você vende.
Isso te poupará bastante tempo, energia e dinheiro.
Encontre o nicho do seu e-commerce
Se já possui um negócio online ou offline observe quem consome seus produtos ou serviços. Não aquelas pessoas que visitam o site, redes sociais ou loja, mas quem realmente compra com você.
Se está começando agora faça essa mesma pesquisa com os seus concorrentes, observe quem é o público deles.
- Qual a idade?
- Qual o gênero?
- Qual a profissão?
- Qual o nível de escolaridade?
- São casados?
- Têm filhos?
- Quais são os seus hobbies?
Quanto mais claro for o seu nicho, menores são as chances de montar toda uma campanha voltada para pessoas que não se interessam pelo que você vende.
É possível criar coleções ou serviços voltados para diferentes nichos. Neste caso, é importante saber com quem você está falando em cada momento.
Se eu me comunico apenas com quem já compra meu produto, como vou expandir o meu público?
Com um bom posicionamento digital, sua comunicação alcançará outros grupos. Você cria estratégias direcionadas para um perfil específico de usuário e é encontrado também por quem se interessa pelo tema ou está curioso sobre o assunto.
O que é posicionamento digital?
É o posicionamento da sua marca no ambiente on-line, a maneira como as pessoas enxergam o seu negócio na internet: ele marca é lembrado? O que pensam sobre ele?
Ter um bom posicionamento é o mesmo que ser uma referência positiva na sua área. Seu negócio pode ser referência pela qualidade, criatividade, exclusividade, eficiência, atendimento…
Isso depende não apenas do seu produto ou serviço, mas da experiência do cliente como um todo. Desde o primeiro contato que ele tem com a sua marca até a experiência pós-venda.
Como alcançar um bom posicionamento de marca para seu e-commerce?
Para se tornar referência é necessário criar uma comunicação única com conteúdo relevante e relacionado ao seu produto ou serviço.
- Descubra o tom de voz da sua marca
Se ela fosse uma pessoa, como seria? Procure humanizar o seu negócio.
Quanto mais humana for a comunicação, maior a conexão com seu público.
- A sua marca é séria ou brincalhona?
- Ela é jovem, inovadora, criativa?
- É madura, experiente, confiável?
- Ela conversa de maneira formal ou informal?
- Utiliza gírias, memes, abreviações?
Responda a essas perguntas e outras que considerar relevantes para caracterizar a sua marca.
Tenha as informações em mente quando se comunicar na internet.
- Foque em assuntos relacionados ao que você vende
Quando se distancia do tema do seu negócio, corre o risco de desperdiçar recursos para conversar com quem não se interessa pelo produto ou serviço.
Portanto, não baseie sua campanha na quantidade de curtidas ou comentários.
Observe quem se interessou em manter um relacionamento com a marca, quantas pessoas:
- Assinaram a newsletter;
- Baixaram um ebook;
- Entraram em contato com sua equipe ou
- Realizaram alguma compra.
Inclua um CTA em todos os seus conteúdos. CTA é uma sigla da língua inglesa que significa Call to action, na prática são chamadas para que os leitores realizem uma ação, alguns exemplos são:
- Receba conteúdos de qualidade sobre o mercado digital;
- Tudo o que você precisa saber sobre ecommerce em um e-book. Baixe agora;
- Tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas. Será um prazer conversar com você;
- Contrate uma consultoria personalizada.
Contabilize o número de pessoas que responderam ao convite. Assim, você consegue avaliar como está a relação com o seu público e concentrar esforços em estreitar esse vínculo.
Agora você já sabe que se dedicar às vendas online é um investimento certeiro. Possui também todas as ferramentas para fazer o seu negócio se destacar e alcançar um bom posicionamento de marca no ambiente virtual.
Para descobrir como transformar as vendas do seu e-commerce com o posicionamento digital, leia nosso artigo completo.