Melhore a comunicação com os seus clientes seguindo essas 5 dicas

Comunicação

Quando o gerenciamento da comunicação com o cliente é feito corretamente, pode ser uma ótima maneira de gerar a fidelidade do cliente e aumentar as vendas. Ele o ajudará a identificar as preocupações e os problemas do cliente desde o início, para evitar problemas mais significativos no futuro. 

Este artigo discutirá cinco estratégias de comunicação com o cliente que ajudarão você a se comunicar de forma mais eficaz com cada um deles.

Veja os principais temas que serão abordados:

  • Porque a comunicação com o cliente é importante. 
  • Considere o propósito da sua mensagem.
  • Determine quem está recebendo sua mensagem.
  • Torne as informações fáceis de encontrar e entender.
  • Crie uma cultura centrada no cliente.

O que é gerenciamento de comunicação com o cliente?

O gerenciamento de comunicações com o cliente está gerindo as interações em vários canais de comunicação e gestão de marca, analisando o feedback para melhorar a satisfação do cliente.

É uma maneira centrada de pensar no que se deve aplicar a todas as interações com o cliente, não apenas durante o atendimento ou nas transações de vendas, mas começa com uma compreensão das necessidades e preferências do cliente.

Por exemplo, se você estiver vendendo laptops on-line e seus clientes desejarem a entrega no mesmo dia, fornecer esse serviço atenderá à necessidade de conveniência e aumentará os níveis de satisfação.

O gerenciamento da comunicação com o cliente envolve o rastreamento das interações e a medição dos níveis de satisfação. Portanto, é essencial usar o feedback do cliente para adaptar sua estratégia e mensagens para obter melhores resultados.

Por que a comunicação com o cliente é importante?

A comunicação ajuda as equipes de atendimento ao cliente a descobrir o que eles desejam, levando a melhores relacionamentos com eles. Essas informações podem ser usadas por equipes de vendas, desenvolvimento de produtos ou marketing para criar produtos mais personalizados para cada cliente.

Quando os clientes estão satisfeitos e suas necessidades são atendidas, a empresa tende a receber avaliações positivas. Uma boa comunicação leva a melhores taxas de retenção de clientes e conversões para sua empresa.

A comunicação eficaz com o cliente envolve um diálogo bidirecional entre os representantes da empresa e eles. As empresas devem certificar-se de que ouvem atentamente quando seus clientes têm feedback, reclamações ou perguntas para responder adequadamente.

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Leia também: 5 gatilhos mentais para tornar sua comunicação mais efetiva.

5 dicas para melhorar a comunicação com o cliente

1. Considere o propósito da sua mensagem

Antes de se comunicar com seu cliente, pergunte-se qual é o propósito de sua mensagem. É para informá-lo sobre uma venda ou promoção? Ou para compartilhar uma atualização de produto? Depois de responder a essas perguntas, você poderá determinar melhor qual estratégia de comunicação funcionará. 

Por exemplo, se seu objetivo é informar aos clientes sobre uma promoção, enviar um boletim informativo por e-mail pode ser eficaz para compartilhar essas informações com eles.

Por outro lado, se o objetivo da sua mensagem for atualizar os clientes sobre as alterações no horário da loja devido à construção, colocar uma placa perto da entrada pode servir como um lembrete.

A comunicação com o cliente tem que ser algo objetivo e claro.

2. Determine quem está recebendo sua mensagem

Certifique-se de entender as necessidades do seu público e como ele usará  as informações que você fornecer. Embora você não possa prever as perguntas exatas dos clientes, é sempre útil antecipá-las.

Saber as preocupações dos clientes com antecedência permite evitar confusão com eles. Essa comunicação vai ajudar você a estar bem preparado para mostrar a seus clientes que você é conhecedor e confiável.

3. Esteja atento às diferentes maneiras de comunicação

É importante reconhecer as preferências de comunicação de seus clientes para que você possa responder de forma rápida e eficaz. Eles preferem se comunicar por telefone, chat, e-mail ou mídia social?

Fornecer canais de comunicação para apoiar suas preferências é muito importante. É uma boa prática tratar todas as perguntas dos clientes igualmente, independentemente do canal escolhido, e responder a cada uma adequadamente até que o problema seja resolvido.

Permitir que as pessoas entrem em contato com o suporte a qualquer hora do dia ou da noite pode ajudar a reduzir a frustração entre os consumidores que têm problemas com a compra. 

Conheça nosso blog e fique por dentro de muito mais conteúdos sobre comunicação.

4. Torne as informações fáceis de encontrar e entender

Tornar difícil para os clientes localizar informações de atendimento é a maneira mais rápida de frustrá-los e destruir sua reputação profissional. Quando as pessoas estão procurando respostas, elas querem acesso rápido. E desejam informações que possam entender facilmente.

Você pode adicionar uma barra de pesquisa em seu site que permite aos usuários realizar suas próprias pesquisas sem ter que esperar até que alguém responda. 

Outra forma de comunicação eficaz é quando o conteúdo informativo é organizado em categorias específicas. Fica muito mais fácil encontrar as informações desejadas sem contar com o retorno do serviço de atendimento ao cliente. 

5. Crie uma cultura centrada no cliente

O gerenciamento da comunicação exige que você tenha uma cultura focada no cliente. Isso significa que seus funcionários devem se dedicar a ajudar os clientes a aproveitar ao máximo o relacionamento com sua empresa. 

Sua equipe de atendimento deve se sentir capacitada para tomar medidas e resolver os problemas dos clientes quando eles surgirem. A coleta de feedback do cliente também o ajudará a evitar transtornos.

Para envolver toda a sua equipe, o gerenciamento da comunicação deve fazer parte do seu programa de treinamento de atendimento ao cliente. É aqui que os valores centrados no cliente são enraizados em todos os funcionários de cima para baixo, garantindo que a satisfação do cliente tenha prioridade.

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Leia também: como montar uma equipe de comunicação para a sua empresa.

A incorporação de comentários e sugestões dos clientes por meio de pesquisas ou grupos de foco ajudará sua equipe a entender as necessidades de seus clientes.

Tornar a comunicação com o cliente uma prioridade em seu negócio, garante que você forneça consistentemente um serviço excepcional. A criação de canais abertos para o diálogo bidirecional entre sua empresa e os clientes ajudará a promover essa abordagem útil e proativa em sua organização.

Há muitas maneiras de tornar sua comunicação mais eficaz com o uso da tecnologia. As ferramentas de gerenciamento de comunicação com o cliente é uma maneira de fazer isso.

Elas podem ajudar a agilizar o atendimento ao cliente e melhorar o desempenho da sua equipe no gerenciamento das  solicitações ou preocupações dos clientes em tempo real.

Essas opções populares são ótimas para os times de atendimento, porque permitem que você gerencie e armazene dados e comunicações de clientes em um só lugar. Alguns recursos padrão dessas plataformas incluem um sistema de tickets, artigos da Central de Ajuda on-line, modelos de e-mail, perfis de clientes e muito mais!

Ferramentas de gerenciamento de comunicação, como as mencionadas acima, podem ajudar a tornar o atendimento ao cliente mais eficiente, algo pelo qual toda empresa deve se esforçar!

A produtividade da sua equipe de comunicação pode aumentar exponencialmente com acesso mais rápido às informações ou solicitações do cliente a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do mundo!

Não tome a comunicação como garantida. O atendimento é a espinha dorsal de todo relacionamento com o cliente. É o que faz com que eles se sintam valorizados e os faz voltar sempre ao seu negócio.

Isso pode ser alcançado fornecendo suporte excepcional por meio de métodos que melhor atendem às suas necessidades. Se você for capaz de fazer isso com sucesso, sua comunicação com o cliente vai melhorar!

Nós, do Grupo Partners, valorizamos nossa comunicação com o cliente e oferecemos todo o apoio necessário para que você também tenha uma boa comunicação com o seu cliente. 

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Até a próxima!

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